Como a cidade metropolitana de crescimento mais rápido na região Centro-Oeste dos EUA, Columbus se localiza em meio à mistura de infraestrutura e paisagem natural do centro do estado de Ohio. Columbus e seus arredores estão passando por uma fase significativa de expansão cultural e a previsão é que a população supere 3 milhões de habitantes até 2050. Em sintonia com esse crescimento, a Moody Nolan, em colaboração com a Gensler, acaba de divulgar o projeto para o novo terminal do Aeroporto Internacional John Glenn Columbus, uma instalação que ajudará a desenvolver a cidade e atingir essas metas de expansão.
O terminal fornecerá à região uma instalação visando aprimorar as experiências de viagem dos indivíduos e aumentar a produtividade geral e a eficiência operacional. Ao mesmo tempo, estabelecerá novos padrões de eficiência, sustentabilidade e conforto para os passageiros no setor de transportes. Projetado para organizar a experiência em torno da iluminação natural, uma grande claraboia emoldura uma praça de lojas de varejo. A experiência é inspirada na sensação do horizonte do Centro-Oeste e do céu aberto, criando um espaço edificante que pode ser navegado intuitivamente. Este shopping central ou hub comercial funciona como um ponto de conexão para o projeto. É um ponto de encontro para todas as áreas adjacentes, atuando como o coração do projeto. O terminal também foi projetado com referência aos rios Olentangy e Scioto. De fato, seu desenho em forma de Y reflete essa inspiração, simbolizando o caminho suave que os viajantes percorrem nesse hub regional central.
Além das claraboias, os gestos arquitetônicos são fluidos, com formas orgânicas configurando áreas designadas onde os passageiros podem esperar confortavelmente por suas partidas. O exterior do terminal do aeroporto foi projetado para maximizar a eficiência, facilitando o acesso conveniente ao transporte terrestre, opções de trânsito, serviços de aluguel de carros e áreas de estacionamento. Além disso, o projeto simplifica a entrada do terminal e insere um saguão de venda de passagens em uma proximidade estratégica com a entrada principal.
Artigo Relacionado
Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas FaroeEm sua essência, o projeto é orientado pelo conceito de eficiência e oferece um passeio agradável para todos os viajantes. O terminal prioriza distâncias curtas a pé, procedimentos consolidados de triagem de segurança dos passageiros e uma variedade de opções de restaurantes locais. A estratégia é um reflexo ambiental da cidade de Columbus e de sua rica história da aviação.
O projeto de modais de transporte tem a capacidade de conectar pessoas, lugares e funções, moldando as cidades e o desenvolvimento urbano. Recentemente, a Foster + Partners desenvolveu um projeto conceitual provisório para um terminal Vertiport próximo ao Aeroporto Internacional de Dubai. Além disso, a Henning Larsen acaba de revelar o projeto da nova sede e do terminal de balsas da Smyril Line em Torshavn, a capital das Ilhas Faroe. O edifício homenageia os tradicionais barcos de pesca das Ilhas Faroe e o histórico porto oriental, ao mesmo tempo, em que abraça o cenário pitoresco de paisagens abundantes e mares abertos. Por fim, a SOM acaba de concluir um novo terminal do Aeroporto Internacional de Kansas City (KCI).