O Museu de Arquitetura e Design Chicago Athenaeum e o Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos acabam de revelar os projetos vencedores da edição de 2023 do Prêmio Internacional de Arquitetura (IAA). Entre esses reconhecimentos, destaca-se a proposta da IDOM, Nikken Sekkei e b720 para o Nou Camp Nou em Barcelona.
O novo projeto do Camp Nou busca alcançar um equilíbrio entre preservar e realçar a essência do Projeto de Mitjans, Soteras e García-Barbón inaugurado em 1957, e a abertura, transparência e vínculo com a cidade e o bairro de Les Corts, como originalmente concebido na proposta de Nikken Sekkei e Pascual-Ausió Arquitectes em 2016.
A transformação integral do Camp Nou o tornará o maior estádio da Europa, com capacidade para acomodar 105.000 espectadores. O projeto se caracteriza por preservar a estrutura dos dois níveis originais de 1957, adicionar uma nova estrutura que abriga o terceiro nível, introduzir níveis duplos de áreas de hospitalidade e uma cobertura que abrange toda a capacidade do estádio.
O Prêmio IAA, em sua vigésima edição, é um dos prêmios internacionais mais antigos e está entre os mais distinguidos em termos de reconhecer a excelência em projetos em todo o mundo. Em 2023, o concurso de projetos recebeu mais de 750 propostas.
A cerimônia oficial de entrega dos prêmios será realizada em 15 de setembro, na Acrópole da Grécia. Ao mesmo tempo, será inaugurada uma exposição dos projetos premiados no Contemporary Space Athens. Sob o título "A cidade e o mundo", esta exposição estará aberta ao público até 1 de outubro.