A Biblioteca de Charlotte, projetada pelo escritório norueguês Snøhetta, teve suas obras iniciadas na Carolina do Norte, EUA. O novo projeto foi concebido para se tornar um destino importante no centro da cidade. Há algumas semanas, a instituição organizou um evento para celebrar o início da fase de demolição do antigo espaço. O novo edifício tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2026.
A Biblioteca de Charlotte Mecklenburg está localizada na interseção de duas grandes artérias da cidade. Além disso, está situada no corredor North Tyron, um importante eixo em transformação urbana.
O projeto aproveita a topografia do local, utilizando fisicamente e metaforicamente a crista do relevo. A proposta apresenta a biblioteca como um novo ponto focal e de intercâmbio para interações comunitárias e culturais. A biblioteca dará forma à esquina da rua, estendendo-se sobre a calçada como um resguardo aos pedestres.
O projeto de 10.500 metros quadrados pretende ir além do programa de uma biblioteca convencional, tornando-se um espaço de encontro comunitário.
À medida que as bibliotecas se tornam soluções de design cada vez mais comuns para criar espaços comunitários autênticos, muitos designers estão repensando seu programa. A firma OÜ Kolm Pluss Üks acaba de vencer um concurso internacional para projetar o Centro Cultural de Tartu, que incluirá a Biblioteca da Cidade de Tartu; o Heatherwick Studio divulgou seu projeto para a biblioteca pública em Maryland, Estados Unidos, em março; e o MVRDV foi selecionado para projetar uma nova biblioteca para Wuhan, na China, que será uma das maiores da região.