O Center for Arts and Innovation selecionou o arquiteto Renzo Piano, vencedor do Prêmio Pritzker de 1998, para projetar seu novo campus criativo em Boca Raton, na Flórida. A instituição pretende fazer do novo equipamento um centro global de excelência nas disiplinas criativas, transformando Boca Raton em um destino internacional para cultura, artes, inovação e tecnologia.
O escritório de Piano, Renzo Piano Building Workshop (RPBW), começará a trabalhar no projeto em outubro deste ano, com planos de iniciar a construção em 2025. O Centro visa se destacar de todos os outros espaços culturais do sul da Flórida, e será composto por áreas de programação flexíveis, instalações educacionais para programas STEAM e um laboratório para apoiar empreendedores. Além disso, o hub atenderá às diferentes demandas da comunidade, ao mesmo tempo em que impulsionará o desenvolvimento econômico da região.
Atualmente, existe uma lacuna de 80 quilômetros na infraestrutura criativa ao longo da Costa Dourada da Flórida. Em 2018, o Centro começou a abordar essa questão, ativando uma região inicialmente designada para fins culturais. Membros da comunidade local contribuíram coletivamente com dezenas de milhões de dólares, criando uma base sólida que impulsionou a iniciativa e avançou na visão de reativar a economia cultural a partir do tecido urbano.
Cultura e arte são essenciais — elas moldam nossa sociedade, melhoram nossa qualidade de vida, influenciam nosso comportamento tornando-nos mais humanos e nos ajudam a nos conectar melhor uns com os outros. A programação do Centro e sua arquitetura devem harmonizar-se para que o projeto se torne um destino cultural e artístico. Ele se tornará um lugar de inspiração que promove a criatividade, onde ideias podem ser inseminadas e nascer. — Antoine Chaaya, o sócio do RPBW.
Após receber consultas de 22 escritórios internacionais renomados por convite, o comitê reduziu para 10 finalistas que foram convidados a apresentar propostas em resposta a um pedido de proposta. Desses, quatro foram selecionados como finalistas: Ennead de Nova York, Foster + Partners de Londres, OMA de Roterdã e Renzo Piano Building Workshop de Paris / Gênova. Considerando que o RPBW assume apenas dois novos projetos por ano, essa colaboração demonstra o compromisso do Centro em transformar Boca Raton em um centro globalmente aclamado de cultura e tecnologia. Ele visa estabelecer uma fonte de imenso orgulho para os moradores, ao mesmo tempo em que revitaliza a história de inovação profundamente enraizada da cidade.
O Renzo Piano Building Workshop (RPBW) é um escritório de arquitetura internacional com escritórios em Paris e Gênova. Em maio passado, o novo prédio da RPBW para o Istanbul Modern, o primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia, foi aberto ao público. Além disso, o Waterfront di Levante, um projeto que visa transformar o que era anteriormente a parte de trás de um porto em uma nova orla, foi introduzido e desenvolvido por Renzo Piano e RPBW. O desenvolvimento está planejado para se tornar um novo ponto de referência na orla marítima de Gênova, Itália. Por fim, RPBW, em parceria com a Iniciativa de Saúde da Fundação Stavros Niarchos (SNF), recentemente revelou os planos para três novos hospitais na Grécia. Esses três núcleos de saúde são projetados para melhorar a infraestrutura hospitalar, acessibilidade e qualidade dos serviços de saúde em regiões carentes.