-
Arquitetos: POLO architects, archipelago
- Área: 19400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Johnny Umans
-
Fabricantes: Bateig, Florim, Hunter Douglas Architectural (Europe), Zoontjens
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Mobilidade em Mechelen, Bélgica, demonstra uma nova visão para a infraestrutura de estacionamento. A estrutura circular oferece espaço para carros e bicicletas, bem como terraços públicos, escritórios internos e um supermercado local. A estrutura também antecipa uma mudança para carros compartilhados e autônomos, com configurações compactas de estacionamento que liberam espaço para funções adicionais. Como parte de um desenvolvimento urbano maior, o local visa se tornar uma zona de transição dinâmica, sustentando um fluxo de tráfego suave entre o centro da cidade e a periferia.
Uma estrutura adaptável - Desde as primeiras etapas de projeto, diferentes cenários para uso futuro foram considerados. Projetamos uma estrutura a qual permite que o programa seja desenvolvido de forma flexível em todo o prédio, seguindo as necessidades da comunidade vizinha e do empreendimento urbano em andamento. As plantas baixas são mantidas completamente abertas com a ajuda de elementos de concreto pré-fabricados, compondo uma grade de paralelogramos. Em corte, cada andar tem uma altura excepcional de 336 cm, sem vigas salientes. O uso de uma "caixa dentro de outra caixa" para funções isoladas, como os escritórios nos dois andares superiores, permite uma variedade máxima no programa e nos layouts das plantas baixas do prédio. O núcleo de circulação é estrategicamente posicionado entre os dois volumes principais para obstrução mínima e para permitir fácil acesso a diferentes funções no prédio. Com os patamares, cria-se a possibilidade de adicionar outros níveis para um estacionamento de carros mais compacto, automatizado e integrada ao projeto.
A mudança modal - O estacionamento desempenha um papel essencial no futuro do desenvolvimento urbano. Com o objetivo de remover o maior número possível de carros do centro da cidade, novas soluções são encontradas, como este Centro de Mobilidade. Na periferia da cidade histórica de Mechelen, ele permite que os motoristas estacionem seus veículos e mudem para o transporte público e mais sustentável. O desenho do estacionamento segue uma mudança na mobilidade, incorporando a capacidade de se adaptar a diferentes cenários de estacionamento. Embora haja uma escolha óbvia de ampliar o estacionamento de bicicletas, também há a opção de carros autônomos e/ou compartilhados que poderiam ocupar menos vagas, criando mais espaço para outras funções no prédio.
Desenvolvimento urbano - Como um prédio público, o Centro de Mobilidade oferece mais do que espaço de estacionamento. Para se conectar com um bairro residencial emergente, a instalação oferece dois amplos terraços urbanos com vista panorâmica da cidade de Mechelen. Esses terraços podem ser usados por trabalhadores de escritórios (durante o dia) e para eventos públicos (à noite ou nos finais de semana). Com o tempo, o terraço no andar superior se tornar uma cobertura ajardinada com árvores totalmente crescidas. No térreo, a Welkomstplein (Praça de Boas-Vindas) conecta a estrutura de estacionamento com a vida diária na comunidade residencial vizinha. A base curvilínea sugere um movimento suave dentro e fora do prédio, evocando a ambição de uma estrutura sólida a qual permite vários fluxos urbanos.