O bairro Liberdade, na região central da capital paulista, começa a testar neste domingo (1º) o Programa Ruas Abertas. A exemplo do que ocorre na Avenida Paulista, desde 2016, quatro ruas da região ficarão abertas exclusivamente para a circulação de pedestres das 9h às 20h aos domingos e feriados.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, visa priorizar o uso do espaço urbano a partir das necessidades dos pedestres. “A intenção é oferecer condições que estimulem a permanência das pessoas, a caminhabilidade e o fortalecimento da região como atrativo turístico e comercial”, afirma a prefeitura de São Paulo em nota.
A implantação do projeto inicia em caráter experimental de duas etapas. A primeira consiste na abertura de ruas para pedestres com apoio da CET para o monitoramento do tráfego de veículos. Já a segunda, ainda em desenvolvimento, prevê a execução de obras permanentes para “ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental”, segundo a gestão.
A caminhada pode ajudar a prevenir e amenizar sintomas de doenças. É uma atividade física de graça e que pode ser feita em qualquer local. Para alguns, é um meio de transporte para se deslocar ao longo do dia. Para outros, um passatempo para explorar um bairro desconhecido no fim de semana. Mas, para que seja uma atividade prazerosa, é necessário criar infraestruturas adequadas que tornem as cidades mais agradáveis de se caminhar.
“A valorização da escala humana e da condição das pessoas enquanto pedestres é premissa para a sustentabilidade urbana e para a saúde no (e do) nosso planeta. O ato de caminhar agrega independência e mobilidade aos indivíduos de todas as idades, enquanto contribui para a socialização e para promover ambientes urbanos mais limpos”, afirma Karin Regina na apresentação da cartilha orientativa de desenho urbano para melhoria da caminhabilidade da população idosa – baixe aqui.
Ruas Abertas Liberdade
Quatro ruas serão abertas ao pedestres aos domingos e feriados, sempre das 9h às 20h, no bairro Liberdade. São elas: Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade).
A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região.
Via CicloVivo.