-
Arquitetos: MAMOUT, Stéphanie Willocx
- Ano: 2022
-
Fotografias:Séverin Malaud
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa faz parte de um conjunto de três pavilhões projetados em 1962 pelo arquiteto Y. Loze, para um grupo de músicos. Originalmente destinada à mezzo-soprano Christiane Van Acker, a casa foi concebida como uma cabana envidraçada, aninhada na natureza.
Proprietários sucessivos gradualmente alteraram o edifício adicionando elementos até que ele se tornasse irreconhecível. O projeto tem como objetivo devolver o espírito e a qualidade da casa original ao mesmo tempo em que conecta e transforma a garagem semi-enterrada em quartos. Elementos parasitas foram removidos e a circulação vertical foi redefinida com um túnel de escadas ligando os diferentes níveis divididos, até a antiga garagem.
A topografia recupera seu caráter original e reforça a coerência do conjunto. O jardim foi projetado seguindo o conceito de um jardim naturalista punk, com centenas de espécies de plantas. Ele está tão próximo da casa que não há barreira entre o interior e o exterior.