O Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, em colaboração com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo Abricó UFRJ e em parceria com várias entidades, incluindo a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, organizou a primeira edição do Concurso Rápido de Ideias Estudantis - CRIE!. O objetivo era buscar propostas para um espaço com forno de pizza e churrasqueira que dialogue com o projeto original de Burle Marx para a quadra do Edifício Jorge Machado Moreira, promovendo soluções com técnicas de bioconstrução e materiais de baixo impacto ambiental.
Catorze equipes, compostas por 35 estudantes da FAU UFRJ e do IAU USP, se inscreveram no concurso, sendo que nove delas enviaram propostas para as questões levantadas. A avaliação foi realizada por professores de arquitetura, urbanismo e paisagismo, da FAU UFRJ e de fora da instituição. Conheça os vencedores, a seguir:
Primeiro Lugar
Equipe:
Maria Morena Barbosa Mosca, 6° período, FAU UFRJ
Maria Eduarda Simões, 6° período, FAU UFRJ
Leticia Nunes de Araujo, 6° período, FAU UFRJ
Jean Zampier Szapowal Cidade, 6° período, FAU UFRJ
Orientação: Carlos Eduardo Forte Feferman, DPA, FAU UFRJ
A proposta dá conta da escala da escola e das festas. A distribuição do projeto pelo espaço garante essa mutabilidade no uso do espaço. Tem um repertório de soluções espaciais e lida bem com o grid racionalista como ponto de partida para organização do espaço, o que dialoga bem com a lógica modernista. Resolve bem os aspectos construtivos e da materialidade. Possui um pensamento rico construtivo e global de envolvimento dos estudantes no processo de execução. Nesse ponto, destaca-se um cuidado com a realidade local de quem for produzir esse espaço.
A parede de cobogó, que aparece no projeto, associada com a taipa de pilão, é uma forma sensível de proteger o ambiente da rua e criar um espaço arquitetônico. O cobogó é um recurso que aparece no Edifício Jorge Machado Moreira e no IPPMG, dois edifícios tombados e que contam com projetos paisagísticos de Burle Marx. A parede de taipa parece uma homenagem apropriada à forma como o painel do Burle Marx aparece na volumetria do projeto de Jorge Machado Moreira para o nosso prédio
Segundo Lugar
Equipe:
Clara Kailane Rodrigues Mora, 7° período, FAU UFRJ
Fernanda Maciel Salgado Paim, 7° período, FAU UFRJ
Giulia Afonso Sousa Scofano, 7° período, FAU UFRJ
João Pedro Maia Rodrigues, 7° período, FAU UFRJ
Vítor Rodrigues Sperandio, 7° período, FAU UFRJ
Orientação: Ana Slade, DPA, FAU UFRJ
É uma proposta leve que propõe vazios e aberturas. A proposta é bem resolvida na escala em que ela se propõe, fica claro na proposta projetual que, a partir do pensamento modular, podem ser feitas ampliações na estrutura e na ocupação. Tem boa representação gráfica, desenho bem desenvolvido, maturidade na proposta e na apresentação das referências.
Terceiro Lugar
Equipe:
Carolina Yuki Kina de Oliveira, 6° período, FAU UFRJ
Cíntia Abel Bezerra, 6° período, FAU UFRJ
Daivyd Lescaut Martins, 6° período, FAU UFRJ
Fernando Alves da Silva, 6° período, FAU UFRJ
Vitória Pagani de Andrade Coelho, 6° período, FAU UFRJ
Orientação:
Rafael Dias Fonseca, DARF, FAU UFRJ
É interessante a busca do projeto através da maquete e das mãos. O projeto consegue dar conta de forma simples e compacta, mostra que não precisa ocupar o espaço de maneira enorme construída para atender ao programa. O projeto dá conta do espaço ao redor, planejando os caminhos e acessos em conexão com a pré-existência e a preocupação de dar conta do banheiro foi bem vista, uma vez que é algo que falta na quadra.
Os comentários sobre os projetos foram enviados pela organização do concurso.