A Casa da Arquitectura e a Hinterland organizam no dia 13 de outubro o encontro Por Exemplo, que reúne 10 escritórios de jovens arquitetos portugueses e espanhóis com idade igual ou inferior aos 45 anos para um intercâmbio de ideias, métodos e processos de trabalho.
Há uma geração de jovens arquitetos que tem vindo a desenvolver o seu trabalho num contexto internacional estimulante, impulsionado pela pressão do mercado turístico. São profissionais que, apesar da curta experiência, dominam as ferramentas digitais, mas movem-se num mundo altamente concorrencial e em contínua aceleração.
Quem são estes arquitetos, o que estão a fazer de novo, como olham para o futuro da profissão? Que exemplos nos podem dar? O objetivo do encontro Por Exemplo é abrir espaço para jovens arquitetos portugueses e espanhóis mostrarem o seu trabalho, apresentando casos, ideias e conceitos.
Com o objetivo de oferecer uma análise crítica de diferentes perspetivas, realidades e métodos de projeto, o Por Exemplo vai permitir conhecer os desafios que estes gabinetes enfrentam e as soluções que adotaram. A curadoria de escritórios ficou a cargo de Filipa Figueira e pelo Tiago Vieira, do gabinete Hinterland.
13 outubro - 09h00 – 12h30
Focados na arquitetura como ato colaborativo e sustentável, os portuenses AR2A, Adriano Reis e Sofia Gaspar, vêm ao “Por Exemplo” falar das sinergias que têm vindo a desenvolver nos cinco anos de vida do seu atelier.
Baseados em Bilbao, no País Basco, os BeAr – Ane Arce e Iñigo Berasategui – receberam em 2019 o Prémio Peña Ganchegui para o Best Young Basque Architects. Assumindo-se também como espaço de exposições e de reflexão em torno da arquitetura como prática discursiva, procuram estabelecer relações entre os diferentes estúdios.
“Os ateliers precisam de ter mais tempo. Não podemos ser máquinas de produção de projetos. (…) Precisamos de parar para pensar”, afirma Rita Aguiar Rodrigues, fundadora do RAR.Studio. Operando sobre a produção de lugares e objetos, investigação e pensamento crítico, a prática do atelier incide sobre a construção de soluções criadas a partir de um olhar sensível, crítico e responsivo a um contexto e às suas contingências.
Juan Antonio Serrano García e Paloma Baquero Masats criaram a Serrano + Baquero em 2010, desenvolvendo projetos de várias escalas. O trabalho realizado por Serrano+Baquero tem a vontade de ser coerente com o tempo e o lugar a que pertence. As estratégias baseiam-se sempre na valorização do que existe, tentando trazer à luz elementos de épocas anteriores de forma a tornar os lugares compreensíveis no campo das transformações urbanas e paisagísticas, seja em intervenções de reabilitação, nova planta ou design de interiores, abordados a partir do encontro entre tradição e inovação.
Fundada no Porto em 2016 por Duarte Ramalho Fontes, Diogo Sousa Rocha e Lourenço Menezes Rodrigues, a MASSLAB é uma empresa que entende a arquitetura a partir da sua matéria e acredita que, antes de se tornar o conhecimento da forma ou mesmo do efeito visual, a arquitetura é, antes de mais, uma forma de conhecimento. O portfólio conta já com projetos em Portugal e no estrangeiro, abrangendo um leque variado de escalas, que se estende desde a habitação coletiva e unifamiliar, até projetos de urbanismo.
13 outubro - 14h30-17h30
HANGHAR é um atelier de arquitetura sediado em Madrid que trabalha na confluência entre precedentes arquitetónicos e modelos de organização financeira. O atelier desenvolve projetos que vão desde o design de mobiliário ao desenvolvimento de habitações e urbanismo. A HANGHAR é di
SUMMARY é um estúdio de arquitetura fundado no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto por Samuel Gonçalves. Procurando o equilíbrio entre pragmatismo e experimentalismo, SUMMARY desenvolve soluções pré-fabricadas com o objetivo de responder a um desafio determinante da arquitetura contemporânea – acelerar e simplificar os processos construtivos. Multipremiado, o Summary foi o mais jovem atelier a viajar até à Bienal de Veneza em 2016.
Fundado em 2014 em Barcelona por Laura Bonell e Daniel lópez-Dòriga, o estúdio Bonell+Dòriga recebeu o Début Award da Trienal de Arquitectura de Lisboa em 2019. "Quando se discute renovação de espaços, também temos de discutir a forma como estes evoluem ao longo do tempo. Os usos e as intenções também terão de se adaptar. O nosso trabalho como arquitectos é desenhar para as novas necessidades e permitir que diferentes vidas aconteçam no interior".
spaceworkers® é um atelier de arquitetura e design localizado em Paredes, no norte de Portugal, fundado pelo Henrique Marques, Rui Dinis e Carla Duarte. O atelier baseia a sua prática na exploração e busca constante de novos paradigmas de arquitetura contemporânea, a fim de alcançar uma estreita relação entre a forma e as emoções. O trabalho do atelier reflete a visão pragmática com que enfrenta os desafios e o espírito crítico com que avalia o contexto que o rodeia, apelando à sensibilidade dos seus clientes para uma nova forma de encarar e perceber espaço na sua dimensão sensorial.
Fundado por seis mulheres arquitetas em 2014, o Cierto Estudio nasceu da pluralidade e da colaboração sempre em busca de carácter, intelecto e alegria. Fascinado pelo mundo da habitação coletiva e visando projetos inovadores que respondam a novas formas de viver, o Cierto Studio foi galardoado em 2021 pela autoria do "Novo Modelo de Eixos Verdes" para o plano urbanístico "Superilla Barcelona" e o projeto do mais longo eixo verde: Consell de Cent. O projeto revolucionou a experiência da rua na cidade de Barcelona.
Para se inscrever, acesse a página do evento.