O Royal Institute of British Architects (RIBA) selecionou o John Morden Center em Londres, projetado por Mæ, como vencedor do RIBA Stirling Prize 2023. A prestigiada premiação foi criada no Reino Unido em 1996 com o objetivo celebrar conquistas excepcionais da arquitetura. O projeto vencedor foi selecionado entre seis finalistas, e os critérios anuais do prêmio incluem estratégias de design, inovação, originalidade e capacidade de envolver as pessoas que ocupam e visitam o espaço.
O John Morden Center, escolhido como o vencedor do Prêmio Stirling RIBA deste ano, serve como um daycare para os residentes do Morden College, uma comunidade de aposentados situada em Blackheath. O novo centro se integra perfeitamente às estruturas existentes no terreno do colégio tombado (grau I), incluindo uma casa de caridade e uma capela atribuída ao renomado arquiteto Sir Christopher Wren da Catedral de St. Paul.
O centro vencedor é composto por uma série de "pavilhões" de tijolos vermelhos que abrigam diversos espaços de cuidados e espaços sociais. Todos esses espaços diferentes estão interligados por um "claustro" central de madeira, ou percurso coberto. Seu telhado é revestido de zinco, e o projeto utiliza chaminés altas como uma homenagem ao estilo arquitetônico de seus vizinhos do século XVII.
A área de recepção do prédio é bem iluminada e serve como ponto de partida para um passeio que leva a um grande teatro através de um corredor longo e sinuoso. A fachada do claustro possui um telhado generosamente projetado que oferece proteção e sombra durante todo o ano. O John Morden Center abriga uma variedade de áreas de lazer, incluindo um estúdio de arte, um salão de cabeleireiro e manicure, e uma cafeteria. Todos esses espaços são combinados com instalações de serviços médicos, enquanto o teatro serve como cenário para diversas ocasiões, desde celebrações até apresentações de homenagem.
O John Morden Centre é um lugar de alegria e inspiração. Ele integra de forma sensível e perfeita instalações médicas e espaços sociais, oferecendo um modelo ousado e esperançoso para o projeto de centros de saúde e cuidados para idosos. Criar um ambiente que eleve os espíritos e promova a comunidade é evidente em cada esquina e em cada detalhe." - Ellen van Loon, falando em nome do Prêmio Stirling RIBA.
O projeto incorpora escolhas específicas que atendem às diversas necessidades, habilidades e deficiências de seus usuários. Esses recursos incluem soleiras niveladas, corrimãos de madeira ocultos e assentos embutidos ao longo dos corredores. Os elementos de design fornecem tanto intervalos quanto promovem a participação ativa na vida comunitária do centro. Na verdade, padrões de alto contraste nas bordas do piso facilitam a orientação, tornado o espaço mais acessível a indivíduos que tenham alguma perda cognitiva.
O centro é cuidadosamente integrado ao ambiente natural usando princípios de design biofílico. O caminho primário sinuoso se ajusta à paisagem madura existente. Isso inclui uma proeminente árvore de cedro que serve como ponto focal do jardim do centro. Os moradores e visitantes podem descansar em diversos espaços e desfrutar das mudanças de luz e vistas.
Por fim, a estrutura utiliza métodos eficientes de construção com baixa emissão de carbono, reduzindo a pegada de carbono no processo de construção ao usar madeira laminada cruzada para a estrutura. A fachada de tijolos pode ser potencialmente reutilizada no futuro graças ao uso de argamassa à base de cal. A quantidade de energia necessária para aquecimento e resfriamento é reduzida por meio de ventilação passiva, que utiliza as chaminés no prédio.
Neste verão, o RIBA anunciou os 30 vencedores dos Prêmios Nacionais de Arquitetura 2023, fornecendo uma visão sobre a arquitetura, design e tendências sociais do país. Estes também fazem parte dos Prêmios RIBA, inaugurados em 1966. O Royal Institute of British Architects também selecionou a Professora Yasmeen Lari para receber a Medalha Real de Ouro de Arquitetura 2023. O prêmio, uma das maiores honrarias para a arquitetura e o primeiro a ser pessoalmente aprovado pelo Rei Charles III, reconhece o trabalho de Yasmeen Lari em defender conceitos de autoconstrução com zero carbono para populações deslocadas. No ano passado, a Casa do Ano RIBA 2022 foi concedida à The Red House, projetada por David Kohn Architects e inspirada no movimento Arts and Crafts.