O MVRDV venceu um concurso para projetar três novos edifícios no Aeroporto Václav Havel em Praga. Em colaboração com a NACO (Consultores de Aeroportos da Holanda), o projeto se tornará o maior aeroporto de Praga e da República Tcheca. A expansão do Terminal 1 abrigará uma instalação central de segurança, salas VIP, de negócios e um heliporto. Chamadas de "Lanternas Tchecas", as fachadas são iluminadas com imagens da República Tcheca programáveis por satélite.
O projeto estabelece uma nova avenida do aeroporto, servindo como boas-vindas aos visitantes que chegam por diversos meios. Seja por avião, carro, táxi ou ônibus, esses são os três edifícios que eles encontrarão primeiro. Além disso, o projeto inclui mais um edifício do lado oposto da pista de acesso ao aeroporto, com um hotel, centro de conferências e estacionamento. Todo o projeto foi concebido com versatilidade em mente, permitindo que futuras expansões ou reconfigurações sejam fáceis.
A expansão do Terminal 1 ocorrerá em duas fases, sendo que a primeira se concentrará na adição de mais espaços de atendimento aos passageiros, incluindo a triagem de segurança. A abordagem estrutural flexível do projeto destaca-se por seus amplos vãos e quatro núcleos de suporte. Na construção, serão utilizadas vigas de madeira laminada colada, aço e concreto, visando reduzir a pegada de carbono.
A transparência foi um elemento-chave no projeto dos dois edifícios de expansão do terminal, voltados para a pista de aviação e a via de acesso ao aeroporto, permitindo vistas desobstruídas através das estruturas. A vegetação local contribui para criar uma atmosfera natural nos pátios entre os edifícios de cada lado da área de segurança. O design da primeira fase enfatiza a eficiência do processo de segurança. Para reduzir o estresse dos passageiros, a visibilidade do aeroporto e do entorno é mantida, com áreas VIP, de negócios e heliporto localizados no primeiro andar.
A maioria das experiências em aeroportos hoje em dia se desvinculou de qualquer senso de lugar ou de controle para o viajante. Em Praga isto será diferente em breve. Ao passar pela segurança, você se sentirá cercado pela paisagem tcheca – no teto, que mostra suas paisagens verdes, e nos pátios próximos, que abrigam plantas do biótopo tcheco. A experiência proporcionará uma sensação de calma e controle... um momento para se sentir ancorado antes de decolar. Retornar à República Tcheca traz a sensação de regresso, com as três Lanternas Tchecas guiando você de longe para casa. – Winy Maas, sócio fundador do MVRDV.
A segunda fase espelha a expansão do edifício de segurança, projetado para permitir ampliações e adaptações futuras. Ambos os edifícios contam com iluminação programável e painéis fotovoltaicos para sustentabilidade e compartilhamento de informações, sendo decorados com imagens de satélite da República Tcheca. O terceiro edifício, situado do outro lado da avenida do aeroporto, inclui um hotel e espaço de conferências construídos acima de uma estrutura de estacionamento. O layout aproveita ao máximo o formato do local, com um amplo lobby que destaca uma imagem de satélite de todo o país. Este edifício também possui flexibilidade, uma característica chave do projeto, que acomoda as constantes mudanças de necessidades.
Recentemente, o MVRDV anunciou o aguardado plano diretor para o distrito Tour & Taxis em Bruxelas. O distrito fica perto da Estação Norte de Bruxelas e planeja se tornar um distrito dinâmico de vida e trabalho. Em junho, a reforma do Centro Feminino e Infantil de Shenzhen, da MVRDV, foi concluída e o o prédio está aberto ao público. Localizado no distrito de Futian, em Shenzhen, o projeto é composto por uma torre de uso misto com várias funções públicas. Por fim, o estúdio foi recentemente selecionado para liderar a transformação do Parque da Refinaria de Hangzhou, um extenso projeto que visa transformar antiga refinaria de petróleo em parque cultural de energia neutra na China.