-
Arquitetos: PL.Architekci
- Área: 499 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Tom Kurek
-
Fabricantes: Aliplast, Moroso, Rimadesio, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa unifamiliar foi projetada para uma família de quatro pessoas em um terreno pitoresco e arborizado. Foi planejada para ser uma residência de um único andar construída inteiramente em concreto. Os investidores estavam em busca de um material que pudesse envelhecer graciosamente em um ambiente de floresta e que exigisse pouca manutenção. Desde o início, a ideia era de que a casa harmonizasse com as árvores ao redor e coexistisse naturalmente com o ambiente.
Para atender aos requisitos funcionais, o prédio foi dividido em três seções distintas - as espaços do dia, da noite e da garagem - todos interligadas por um amplo corredor de vidro. Essa disposição também garantiu o nível desejado de privacidade para os membros da família. Cada volume do prédio foi fechado com robustas estruturas de concreto. Essas estruturas serviram a dois propósitos, fornecendo cobertura funcional e estabelecendo uma conexão visual entre o prédio e a floresta.
O telhado estendido se projetava bem para dentro da floresta, criando uma relação interativa com o entorno natural. Além disso, a incorporação de formas orgânicas em cada telhado suavizou a estrutura angular e permitiu que a luz natural animasse as fachadas do prédio. Plantações em cada uma das aberturas acentuaram a integração perfeita do prédio à paisagem.
O concreto dominava praticamente todos os aspectos da casa, desde os telhados e pisos até as entradas de carros e paredes. O uso do concreto em conjunto com formas circulares resultou em uma verdadeira casa de concreto. Em contraste marcante, o concreto foi combinado com fachadas de madeira, transformando-se suavemente em revestimento de móveis quando visto do exterior. Essa mistura de materiais borrava os limites entre os espaços interiores e o jardim externo, resultando em uma simbiose única de arquitetura, natureza e habitantes.