A Fundação Holcim para Construção Sustentável revelou os projetos vencedores da competição Holcim Awards 2023, assim como os prêmios de prata, bronze e menção honrosa, em uma cerimônia realizada em 18 de novembro em Veneza, Itália. Avaliados por um júri composto por cinco painéis de especialistas independentes de todo o mundo, esses projetos foram escolhidos por destacar abordagens contextuais e práticas para a construção sustentável, mostrando diversidade em termos de escalas, orçamentos, geografias e formas. Houve também a participação de Francis Kéré, vencedor do Holcim Gold Global em 2012 e laureado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2022, que subiu ao palco para falar sobre a influência do Holcim Award em sua carreira.
O estúdio de Design e Arquitetura DnA recebeu o prêmio de ouro na região da Ásia-Pacífico por um projeto de reuso adaptativo de um edifício histórico, enquanto Husos, Elii, e Ultrazul venceram na Europa com um processo de co-design para a reabilitação de um edifício industrial. Na América Latina, Cano Vera Arquitectura foi eleito pelo projeto de um bosque urbano e um complexo de infraestrutura social, e na região do Oriente Médio e África, Juergen Strohmayer e Glenn DeRoché foram selecionados por uma cooperativa de empoderamento juvenil e turismo responsável. Na América do Norte, a Partisans Architects e a Well-Grounded Real Estate conquistaram o primeiro prêmio com uma solução de habitação modular de alta tecnologia e baixo custo.
Veja, a seguir, os vencedores do Holcim Awards 2023. Aproveite e reveja os finalistas aqui.
Ásia-Pacífico
1- Ouro - China
FUJIAN TULOU | REUSO ADAPTATIVO por DnA_DESIGN and ARCHITECTURE
Um tulou é uma tipologia de construção tradicional típica nos vales montanhosos da Província de Fujian, na China. As fortalezas de vários níveis, construídas entre os séculos XV e XX, forneciam tanto defesa quanto moradia para um clã de até 800 pessoas. O projeto define uma abordagem de conservação por meio do reuso adaptativo e propõe um modelo prototípico para conferir novo valor às estruturas de tulou que não fazem parte da lista do Patrimônio Mundial.
A abordagem visa melhorar as condições de vida em edifícios que ainda são habitados pela comunidade indígena e transformar edifícios desocupados para outros usos que restabeleçam a identidade e criem novo potencial social e econômico. São introduzidos novos programas culturais e educacionais para os habitantes da vila.
O júri considerou este projeto de design como um modelo exemplar para iniciativas de conservação de edifícios que defende uma reavaliação da importância das estruturas vernaculares existentes, favorecendo a reutilização em vez da demolição. A abordagem para o reuso adaptativo é transformadora e aplicável a outras regiões ao redor do mundo.
2- Prata - Mongólia
- GER PLUG-IN 3.0 por District Development Unit, Energy Efficient Design Build e Ger Hub
3- Bronze - Singapura
- NUS YUSOF ISHAK HOUSE pela National University of Singapore (NUS)
4- Menção Honrosa - Vietnã
- POST-COVID FACTORY IN Đồng Nai por Le Quang-Architect(s)
Europa
1- Ouro- Espanha
EL 17. COMPOSITION OF KNOWLEDGE HOUSE por Husos, Elii, e Ultrazul
Este projeto para a sede da Fundação Carasso utiliza um processo abrangente de co-design empregado ao longo do desenvolvimento para promover a inclusividade e a participação da comunidade. Os modelos de negócios e gestão do projeto estão alinhados com investimentos de impacto e governança aberta, que incorpora subsídios para arte comunitária e produção sustentável de alimentos. Os jardins e pomares promovem a biodiversidade urbana, contribuem para os ciclos de produção e consumo de alimentos e utilizam água da chuva coletada.
A reabilitação do antigo edifício industrial utiliza 95% da estrutura existente. Mais de um terço da área total do piso é dedicado a espaços multiuso que incentivam a interação e permeabilidade da comunidade. A circularidade de materiais e a quase exclusiva adoção de biomateriais e elementos reciclados complementam o ciclo.
O júri admirou a natureza exemplar do projeto, combinando a reabilitação de um edifício existente com um novo tecido para atividades socialmente relevantes, ao mesmo tempo em que prioriza componentes que minimizam o impacto ecológico. A apresentação abrangente e completa dos dados foi especialmente reconhecida.
2- Prata - Reino Unido
- Urban Nature Project, National History Museum por Natural History Museum, Feilden Fowles, e J&L Gibbons
3- Bronze - Alemanha
4- Menção Honrosa - Suíça
- High-Rise H1 Zwhatt Site por Boltshauser Architekten
América Latina
1- Ouro - México
Utopia Estrella Iztapalapa por Cano Vera Arquitectura
Utopía Estrella é um projeto de remediação urbana que visa criar uma utopia social para os 230.000 habitantes do município de Iztapalapa, na Cidade do México. Adjacente a uma estação de tratamento de água, o terreno de 34.000 metros quadrados, anteriormente utilizado como um aterro informal com 570 árvores, será transformado para criar instalações esportivas, culturais, de engajamento social e educação ecológica.
A Cidade do México enfrenta desafios relacionados à água, agravados pela falta de infraestrutura, rápido crescimento populacional e poluição da água e do solo. O projeto se tornará a infraestrutura social mais importante da região: um elemento pequeno, mas crucial, para a transformação urbana.
O júri ficou profundamente impressionado por este projeto de design, que realiza uma intervenção de regeneração notável em um bairro desafiador na Cidade do México. O projeto se destacou pelo compromisso genuíno em alcançar um impacto positivo na comunidade e por uma abordagem que poderia ser adotada em contextos diversos.
2- Prata - Colômbia
- San José De Nueva Venecia School por FP Arquitectura
3- Bronze - Equador
- Saving Portete - Sustainable Island por Rama Estudio
4- Menção Honrosa - Colômbia
- Memories of Water po TAP Arquitectura, Rojas Arquitectos, Geográfica Taller, Sur-Estudio de paisaje y Arquitectura, Cosme Landscape Architecture, e EMS Arquitectos.
África e Oriente Médio
1- Ouro - Gana
Surf Ghana Collective por Juergen Strohmayer e Glenn DeRoché
O Surf Ghana Collective cria um espaço comunitário dinâmico para capacitar os jovens em Busua, uma pequena cidade e ponto de surfe na costa oeste de Gana. A empresa administrada pela comunidade melhora as oportunidades econômicas para os jovens locais ao se integrar a uma rede de escolas de surfe e pousadas à beira-mar, oferecendo um local e acomodação para surfistas visitantes, sendo alugado para cobrir os custos de funcionamento na entressafra.
Todos os componentes do edifício existente foram reparados e reutilizados, exceto o telhado, que foi desmontado. A nova solução de telhado melhora a refrigeração passiva para criar condições térmicas internas mais confortáveis.
O júri ficou muito impressionado com a forma como a escala do projeto alcança um impacto local profundo, especialmente na vida dos jovens locais. A abordagem engenhosa do projeto, como o reaproveitamento de partes de um edifício existente e a reciclagem de detritos em materiais de construção, também foi elogiada por sua eficiência e consideração ambiental.
2- Prata - Turquia
- Stream Co-Habitat por Openact Architecture
3- Bronze - Líbano
- Kfar Houneh Ecolodge por Akl Architects
4- Menção Honrosa - Egito
- Ezbet Eshaq’s Eco Classroom por BENAA Foundation for Sustainable Development
América do Norte
1- Ouro - Canadá
1925 Victoria Park Ave por CREE Buildings, Partisans Architects, e Well-Grounded Real Estate
O projeto redefine a experiência de viver em apartamentos com um empreendimento de uso misto de 12 pavimentos quase neutro em emissões de carbono. Apresenta um modelo de residências de aluguel acessível para atender à demanda gerada pela crise habitacional em Toronto.
O projeto utiliza a fabricação descentralizada de componentes modulares, minimizando o desperdício durante a construção. O edifício é quase neutro em emissões graças às propriedades de isolamento térmico elevadas, bombas de calor de fonte terrestre com lajes radiantes embutidas e sistemas elétricos de baixa energia.
O júri reconheceu a extensa pesquisa e abordagem holística do projeto, que considerou todo o ciclo de vida e otimizou o desempenho operacional por meio de sistemas passivos. A excelência e a escalabilidade do projeto o posicionaram como uma solução promissora para a produção sustentável de habitação, tanto no contexto canadense quanto além.
2- Prata - EUA
- Maritime Innovation Center por Miller Hull Partnership
3- Bronze - EUA
- Kaiser Borsari Hall por Perkins and Will
4- Menção Honrosa - Canadá
- Muscowpetung Powwow Arbour por Oxbow Architecture and School of Architecture, Dalhousie University.