-
Arquitetos: ELEMENTARNA
- Área: 1361 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Miran Kambič, Matevž Zalar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A essência deste projeto reside na transformação da Antiga Fábrica de Vidro e seus espaços públicos vizinhos, guiados pela visão de criar um centro vibrante para a cultura local. Isso transcende simples alterações físicas, pois seu objetivo é revitalizar o espírito da antiga cidade histórica de Ptuj, Eslovênia, garantindo sua relevância duradoura como ponto focal cultural.
A revitalização da fábrica, juntamente com suas ruas e praças adjacentes, traz novos espaços públicos de alta qualidade para o centro da cidade. Esses espaços servem como uma ligação entre a colina do castelo, a cidade e o rio, promovendo uma cidade vibrante. Dois pontos focais principais são a praça Vrazov trg, mais formal, de um lado, e a atmosfera íntima da antiga fábrica, do outro, proporcionando um contraste harmonioso. Vrazov Trg serve como epicentro para eventos culturais e é um marco urbano significativo.
Por outro lado, a fábrica, com seu pátio, inicialmente possui um caráter introvertido, mas pode abrir-se perfeitamente para a rua através de suas grandes portas basculantes durante vários eventos, transformando-se em uma praça pública animada. Coletivamente, elas moldam um espaço versátil ideal para nutrir novas iniciativas culturais, seja para uso diário ou ocasiões especiais.
O tema central do projeto gira em torno da ponte entre o antigo e o novo, oferecendo soluções para os desafios apresentados pelo local e pelo programa. De um lado, há um aglomerado de estruturas em elevações variadas no contexto urbano imediato. Do outro lado, o desafio reside em projetar para grupos de usuários altamente diversos, com necessidades variadas e imprevisíveis. Como resultado, os espaços dentro do novo complexo precisavam oferecer flexibilidade máxima, acomodando diferentes usos não convencionais. Nesse sentido, ambas as salas podem se abrir completamente em diversas ocasiões, conectando-se perfeitamente ao pátio.
A grande sala, propositalmente projetada como um espaço de eventos versátil, possui plataformas de palco ajustáveis que também podem ser utilizadas para eventos ao ar livre no auditório multiuso. A integração do antigo e do novo é distintamente evidente: no térreo, as paredes das casas antigas criam a atmosfera da fachada interna. No sótão, um corredor é engenhosamente posicionado na junção, iluminado por uma claraboia longitudinal - um elemento central que demarca a transição entre o antigo e o novo, oferecendo uma vista cativante da antiga torre da cidade.
A seleção de materiais, inspirada no caráter diverso do centro antigo da cidade, incorpora de forma engenhosa elementos existentes, repensados cuidadosamente para um contexto contemporâneo. Escavações arqueológicas revelaram numerosos seixos de rio, anteriormente usados para pavimentar o centro histórico da cidade. Para honrar a herança da região, esses seixos foram reutilizados, restaurando a paleta de cores tradicional de Ptuj para as ruas, praças e também para o novo centro cultural.
Essa escolha sustentável também está alinhada com os imperativos ambientais atuais. O projeto arquitetônico abraça a simplicidade, destacando os elementos fundamentais das paredes e telhados. A estética da edificação está profundamente enraizada em uma lógica tectônica, narrando eloquentemente a essência de sua construção.
Cercada por ruas estreitas, ela convida os visitantes a se envolverem intimamente com sua parte externa. Em resposta, o volume apresenta uma estrutura perfilada de concreto aparente, acentuada por uma forma semicircular de madeira. Essa escolha de projeto não apenas humaniza as imponentes paredes, mas também incentiva a acumulação gradual de pátina ao longo do tempo, aprofundando sua conexão com o contexto histórico.