-
Arquitetos: REM'A
- Área: 186 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: DuPont, Corian, Hafele, JNF, POLYREY, QUICK-STEP
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projecto, enquanto primeiro espaço de uma nova marca de venda a retalho de calçado, pretendia essencialmente a criação de uma identidade, através da interpretação do nome, da linha/segmento de produtos a comercializar e do público alvo.
O nome “Walk With Me” levou-nos a explorar composições daquilo que é a base do “andar” - O pavimento, e a sua estereotomia, que se tornou a essência do conceito estético-espacial. Partindo desta premissa, estudamos a estereotomia do pavimento cuja métrica permitisse dar origem aos elementos expositivos. Estes elementos, enquanto base para exposição de produto, são um alto relevo da dimensão de cada peça de pavimento (com alturas diversas), possibilitando várias composições mediante quantidade de produto a expôr e/ou novas coleções.
A definição cromática e matérica do espaço, é sugerida pelo logotipo da marca, em que exploramos materiais pétreos pretos e brancos, através de texturas de mármore calacatta e marquina. Esta dualidade cromática permite que os produtos tenham natural destaque no espaço, enquanto elementos compositivos do mesmo. O branco está sempre associado ao produto, e por seu lado o preto está associado às zonas/partes/elementos “estéreis” da loja.
O critério para a exposição de parede passava por um sistema que também permitisse diversas composições, mas também iluminar os produtos de forma homogénea, pelo que propusemos painéis retro-iluminados compostos por acrílico opalino branco e chapa perfurada. Foram definidas duas tipologias de estante para este sistema, “single” e “tripla”, permitindo diversas combinações nas triplas e destaque de produto na single.
A zona para experimentar calçado é efectuada na parte tardoz do balcão de atendimento, conferindo alguma privacidade e relação directa para o atendimento.
A intenção de dissimular os elementos estruturais tornou-se uma oportunidade para centrar a zona de atendimento, permitindo induzir a um circuito/percurso perimetral na loja, proporcionando aos clientes uma experiência fluída e sequencial no seu percurso.
Tendo em conta que o espaço destinado ao público tem uma configuração em rectângulo, com o lado maior exposto à rua, introduzimos um elemento identitário no tecto através de caixas de acrílico vazadas que nos reportam para a métrca do estereotomia do pavimento existente, com forte relação para o exterior e especial destaque para o núcleo da loja - o balcão de atendimento.