O escritório Henning Larsen conquistou recentemente o primeiro lugar em um concurso para redesenhar a Estação Central de Praga, conhecida como Nový Hlavák. O projeto tem como principal objetivo restabelecer a conexão entre a histórica estação central e o terminal com o Parque Vrchlického Sady, proporcionando uma entrada acolhedora para Praga. Essa iniciativa visa não apenas moldar a paisagem da cidade, mas também contribuir para tornar Praga mais sustentável e habitável.
Este futuro centro de mobilidade representa uma mudança significativa no crescimento urbano de Praga. Antecipa-se que haverá um aumento notável no número de turistas, impulsionado pela inauguração de uma nova linha de bonde. O objetivo é integrar perfeitamente três centros de trânsito em um único local acolhedor, melhorando o fluxo de pedestres e enfatizando a importância do transporte com baixas emissões, promovendo assim o uso de caminhadas, ciclismo e transporte público. Vale destacar que a estação será parte da futura rede de ciclovias da cidade, contribuindo para as iniciativas de redução de emissões de carbono.
A nova Nový Hlavák oferecerá uma área vibrante, convidando os visitantes a explorar tanto a história da estação quanto ao parque enquanto patrimônio histórico, abrigando árvores antigas. O principal objetivo do projeto é respeitar o legado arquitetônico da estação central de Praga e da área circundante. A Nový Hlavák aspira a honrar a arquitetura modernista distintiva da estação Hlavni Nadrazi, preservando e transformando seus aspectos arquitetônicos famosos, enquanto expande sua capacidade total.
Ao chegar a Nový Hlavák a partir do centro da cidade, os visitantes serão recebidos por um pavilhão colorido e um parque, servindo como uma entrada para o Edifício Fantova e criando uma animada promenade. Um elemento-chave do projeto é uma ampla cobertura aberta de madeira, conectando o parque, a estação central e o centro de transporte comunitário. Esta estrutura não apenas melhorará as vistas e o movimento de pedestres, mas também acomodará uma nova parada de bonde e o plano de transporte da cidade.
A visão da Nový Hlavák vai além da abordagem convencional de uma estação, buscando criar um local que se integre à vida das pessoas e desperte sentimentos nostálgicos. Além disso, o centro oferecerá um layout aprimorado, sinalização clara, abundante luz natural e conexões visuais. O projeto prioriza o conforto térmico e a segurança, levando em consideração o bem-estar do usuário, controle de tráfego e situações de emergência.
Além do hub de transporte, a revitalização do Parque Vrchlického Sady inclui a criação de uma zona de atividades e cultura, juntamente com uma praça central de chegada. O objetivo é proporcionar espaço para uma variedade de usos, como mercados de Natal, caminhadas e piqueniques relaxantes, mantendo uma conexão suave com a estação. Este projeto preserva a identidade histórica do parque por meio do uso de vegetação nativa, preservação das árvores existentes e integração de medidas para gerenciamento de águas pluviais e mitigação do efeito de ilha de calor.
Henning Larsen também revelou recentemente a proposta de projeto para a zona industrial de Bolzano, que visa revitalizar e reconectar partes da cidade por meio de reutilização adaptativa e construção de madeira. Este projeto transformará a área pós-industrial em "Pone Roma Quartier". Além disso, o escritório apresentou os projetos para uma nova estrutura de madeira em Lelystad, destinada a se tornar o maior centro logístico de madeira da Europa. Por fim, Henning Larsen inaugurou a exposição "Changing our Footprint" no Danish Architecture Center em Copenhague, explorando novos materiais e métodos para construção sustentável.