Self Similar, uma grande instalação de land art criada por Jim Denevan, foi recentemente inaugurada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, como parte de uma exposição que se estende por toda a cidade. Com curadoria de Reem Fadda, Diretora de Programação Cultural de Abu Dhabi, e Alia Zaal Lootah, a exposição reúne 35 obras de arte site-specific, produzidas por artistas locais e internacionais. Em cartaz até 30 de janeiro de 2024, a exposição é uma coleção diversificada que tem como objetivo envolver o público.
A instalação ocupa uma parcela significativa da Ilha Fahid, abrangendo quase um quilômetro quadrado. Consiste em 10 anéis concêntricos compostos por 448 pirâmides de areia, formando um intricado padrão de mandala. Originada a partir de um círculo desenhado na areia com um graveto, a obra busca equilibrar grandiosidade e transitoriedade, destacando a dualidade de sua natureza monumental e efêmera.
Os visitantes são convidados a entrar na instalação e subir duas das pirâmides para ter uma visão panorâmica da obra e do ambiente natural do entorno. Localizados no centro, os espectadores podem apreciar a simetria geométrica enquanto refletem sobre a conexão com o mundo natural. Sua forma em constante mudança abraça a vulnerabilidade inerente de seu material, simbolizando um estado contínuo de transformação.
Essa instalação segue o tema da exposição geral "Grounding Light". Estabelecido pelos curadores, o mote convida os visitantes a embarcar em uma jornada física e psicológica, revelando nossa relação e interação com o mundo ao nosso redor. Por meio da exploração de escala, limites e luz, as obras exploram conceitos de similaridade e diversidade.
Durante a noite, a instalação de Denevan passa por uma transformação completa, à medida que mais de mil lanternas solares são acesas, criando sombras complexas nas superfícies dos volumes de areia.
Recentemente, os Emirados Árabes Unidos sediaram uma série de eventos significativos. A Dubai Design Week, realizada entre 7 e 12 de novembro de 2023, reuniu mais de 500 designers, arquitetos e profissionais criativos para explorar a relação entre práticas tradicionais e tecnologias emergentes. Em Sharjah, uma Trienal Internacional de Arquitetura foi inaugurada em 11 de novembro de 2023. Com curadoria de Tosin Oshinowo, o programa foca no tema "A Beleza da Impermanência: Uma Arquitetura da Adaptabilidade". O ArchDaily teve a oportunidade de conversar com a curadora e discutir sua visão e os temas principais do programa.