Os primeiros ganhadores do World Architecture Festival de 2023 foram revelados após o primeiro dia de apresentações ao vivo no Marina Bay Sands, em Singapura. Durante o evento, centenas de projetos pré-selecionados foram apresentados por práticas de arquitetura de todo o mundo. Entre os premiados de hoje, destacam-se MAD Architects, Woods Bagot e Nextoffice, Studio of Architectural Research & Design, que conquistaram prêmios em três categorias distintas.
Arquitetura cívica e comunizaria: Taiwan - Reyhanli Centre for World Citizens por Chen-Yu Chiu e Studio Cho na Turquia
Reuso criativo: Kaomai Museums and Tea Barn por PAVA architects na Tailândia
Cultura: Ravenscar House por Patterson Associates Architects na Nova Zelândia
Mostruário: Turrell Pavilion por Studio MK27 nas Maldivas
Casa, patrocinado por GROHE: Veil House por 5468796 Architecture no Canadá
Habitação coletiva, patrocinado por GROHE: 547 West 47th Street - The West Residential por concrete Amsterdam nos EUA
Escritórios: Surat Diamond Bourse por Morphogenesis na Índia
Produção, Energia e Logística: THE COURTYARD CCR LAB por SANJAY PURI ARCHITECTS na Índia
Escola: Huizhen High School por Approach Design Studio/Zhejiang University of Technology Engineering Design Group Co. Ltd na China
Arquitetura desportiva: Quzhou Stadium por MAD Architects na China
Os jurados das categorias de Edifícios Concluídos deste ano elogiaram a qualidade excepcional dos projetos apresentados. No geral, destacaram o nível de capacitação da comunidade local e a colaboração efetiva com os clientes.
Os jurados observaram que esses projetos exemplares fizeram referências sensíveis à história locais, mantendo ao mesmo tempo elementos vernaculares e considerando o desenvolvimento futuro. Muitos dos projetos vencedores abordaram o conceito de 'resíduo' por meio do uso de materiais locais encontrados, sistemas de construção reciclados inovadores e até mesmo a reinvenção do tempo considerado 'desperdiçado'.