-
Arquitetos: Zaha Hadid Architects
- Área: 28000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:BoysPlayNice
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com suas fachadas agora concluídas, o edifício Masaryčka em Praga é definido por rotas de circulação que fornecerão acesso a novos espaços cívicos para a cidade. Acomodando o crescimento contínuo do setor corporativo da cidade, com espaços comercias projetados para atender os padrões de trabalho do século XXI, o empreendimento de escritórios e lojas Masaryčka, de 28.000 metros quadrados, incorpora sete andares em sua seção leste e nove andares em sua extremidade oeste.
A integração com a modernização das ferrovias da histórica Estação Masaryk está criando uma nova praça pública parcialmente sobre os trilhos. Com isso, o projeto do Masaryčka melhorará a acessibilidade às plataformas ferroviárias abaixo e fornecerá novas rotas pedonais entre Florenc e Hybernská em ambos os lados da estação.
Margeado pelas plataformas ferroviárias da Estação Masaryk ao sul, pela Rua Na Florenci ao norte e pela autoestrada elevada Wilsonova ao leste, o Masaryčka foi construído em um terreno abandonado há várias décadas. A oeste, o Masaryčka substitui o estacionamento existente na Avenida Havlíčkova por uma nova praça pública com intercâmbios entre as redes ferroviária, de bonde e de ônibus da cidade; definindo uma entrada acolhedora para passageiros de trem suburbanos, bem como para aqueles que usarão a conexão ferroviária expressa para o aeroporto internacional de Praga, que está atualmente em construção.
Localizado a um quilômetro ao leste da Praça Staroměstské, no centro, o projeto estabelece um diálogo com a arquitetura e urbanismo da cidade antiga de Praga - conhecida como 'a cidade dourada de 100 torres'. Brises externos dentro da fachada do Masaryčka contribuem para sombreamento no verão e alteram a composição horizontal do projeto para a verticalidade de sua fachada oeste voltada para as torres da cidade antiga.
Visando a certificação LEED Platinum, o Masaryčka incorpora uma fachada duplamente isolada que garante luz natural ideal em todas as áreas de trabalho e espaços comunitários. Os terraços escalonados dividem os dois edifícios, enquanto terraços semelhantes na fachada leste conferem acesso direto a espaços externos generosos em todos os andares de escritórios. Jardins comunitários na cobertura oferecem vistas panorâmicas da cidade. A ventilação híbrida é sustentada por uma planta de alta eficiência com sistemas de recuperação de calor residual, enquanto os sistemas de gerenciamento inteligente do edifício monitoram e ajustam continuamente os controles ambientais para reduzir o consumo de energia.
O plantio de espécies locais de plantas, arbustos e árvores, irrigados pelo sistema de coleta de água da chuva do Masaryčka, incluindo a transformação da Na Florenci em uma avenida arborizada, fornecerá sombra refrescante no verão e purificação natural do ar. Sistemas de baixo fluxo e reciclagem de água cinza também reduzirão ainda mais o consumo de água do centro.
Para a construção e aquisição do Masaryčka foram priorizados fornecedores locais e materiais reciclados a fim de atender às metas de carbono incorporado e operacional estabelecidas pelo Desafio Climático RIBA 2030 até 2025.
Prevista para ser concluída em 2026, a renovação da Estação Masaryk pela ferrovias, adjacente ao Masaryčka, mantém o atual edifício do terminal histórico e inclui a construção da nova praça pública parcialmente sobre os trilhos, oferecendo acesso a plataformas individuais e uma transferência direta para a linha B do metrô de Praga. Transformando a estação em um hub de transporte multimodal totalmente acessível para a cidade, seu programa de modernização amplia o número atual de trilhos de sete para nove e reconstrói todas as plataformas, equipamentos e fornecimento de energia.