O escritório Kengo Kuma & Associates apresentou o projeto de um novo empreendimento de uso misto em Miami, Flórida. Esta é a primeira iniciativa de uso misto do arquiteto nos Estados Unidos, e promete se tornar uma atração popular na cidade. O "Distrito de Design MIRAI" abrigará espaços comerciais e corporativos.
A palavra "Mirai", que significa futuro distante em japonês, destaca a abordagem inovadora dessa iniciativa. Visando criar um espaço de estilo de vida luxuoso no centro da cidade de Miami, o projeto oferece uma nova experiência de compras. A previsão é que a construção comece no verão de 2024 e termine até o final de 2025. O projeto foi concebido em colaboração com o escritório de arquitetura paisagística Island Planning Corporation e a empresa italiana de iluminação Viabizzuno.
O térreo do complexo de uso misto terá 17 unidades de varejo modulares, totalizando cerca de 1.400 metros quadrados de espaço locável. Esses espaços foram projetados para atrair marcas de varejo de alto padrão. Essas peças modulares são mescladas para configurar áreas maiores ou podem ser utilizadas separadamente para criar experiências de marca distintas. Além disso, o projeto inclui quatro unidades comerciais localizados no segundo e terceiro pavimentos, totalizando cerca de 3.800 metros quadrados e servindo como espaços de escritório.
Artigo Relacionado
Stefano Boeri Architetti projeta centro budista de meditação no NepalAlém da sua estrutura física, o projeto do MIRAI incorpora tecnologia e sustentabilidade com recursos como áreas de lobby de alta tecnologia, janelas articuladas, sistemas VRS e um telhado verde com painéis solares. O projeto também possui plantas, caminhos para pedestres e uma cobertura. A intenção é estabelecer um cenário social próspero com um jardim central exuberante que combina elementos do paisagismo da Flórida e do Japão.
Localizado no nordeste do Distrito de Design de Miami, o MIRAI busca conectar áreas comerciais e residenciais com uma abordagem centrada no pedestre. Sua localização estratégica também oferece acesso conveniente às principais rodovias, facilitando o deslocamento para o centro de Miami Beach e aeroportos. No geral, o projeto visa ser o destino central no núcleo cultural de Miami, oferecendo uma combinação única de varejo, galerias de arte, restaurantes e experiências.
Durante a terceira edição do "Moldando a Cidade", um fórum sobre desenvolvimento urbano sustentável, o ArchDaily conversou com o arquiteto japonês Kengo Kuma. A discussão focou na abordagem singular do arquiteto para projetos inspirados na natureza e específicos para cada localidade. Em maio, após uma competição internacional, a Kengo Kuma & Associates foi selecionada para projetar o novo centro de visitantes do Parque Nacional de Butrint, Patrimônio Mundial da UNESCO na costa jônica da Albânia. Por fim, a Kengo Kuma & Associates foi premiada em segundo lugar em uma competição de arquitetura para projetar a expansão e renovação do Museu Egípcio em Turim, Itália.