-
Arquiteto: Bruno Vanbesien
- Área: 308 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tim Van de Velde
-
Fabricantes: HB classics, Objekte Unsere Tage, Sapa, Vola
À medida que muitas famílias ainda deixam a cidade, esta casa demonstra que é possível ter um lar criativo, ecológico e espaçoso na área urbana. Na parte posterior, a casa se abre para um parque. Como todo o terreno estava repleto de construções, era mais importante remover do que construir. O jardim e o pátio introduzidos fornecem luz e estimulam vistas em todo o volume. A ideia era conferir uma interpretação significativa dos quatro andares. Embora a cozinha no térreo e a sala de estar no primeiro andar estejam separadas, o vão as relaciona.
Ao abrir as duas fachadas no primeiro nível, a luz flui excessivamente para a área de estar e, assim, para a cozinha. As persianas externas e internas na frente garantem privacidade para os transeuntes e estimulam um jogo fascinante de luz e sombra que muda constantemente durante o dia. Na parte posterior, a sala de estar se abre para um terraço amplo. Para garantir a privacidade dos nossos vizinhos, uma distância de 1,9 metros é mantida nas paredes limítrofes.
O telhado verde é formado pelo aumento da altura do pé-direito em relação nível do solo. A diferenciação nas alturas dos forros enfatiza a amplitude da sala de estar, com pé-direito de 3,10 metros, enquanto nos espaços mais funcionais do andar inferior, o forro é rebaixado para 2,35 metros.
Graças ao pátio e à escada, a cozinha também se beneficia de uma abundância de luz natural. "Os dois andares superiores mantiveram sua altura original. O interior é uma 'Gesamtkustwerk' repleta de detalhes criados exclusivamente para esta casa e na maioria das vezes feitos no local: o concreto, é claro, mas também o pilar de aço, as escadas soldadas, a banheira de granilite, o exaustor, os móveis de madeira e a maioria das luminárias."