À medida que a contagem regressiva para os XXXIII Jogos Olímpicos em Paris chega ao fim, a cidade se prepara para uma transformação completa de sua paisagem urbana e infraestrutura. Previstos para serem o maior evento já organizado na França, os jogos começarão em 26 de julho e irão até 11 de agosto de 2024. Faltando menos de 200 dias, o Conselho Municipal de Paris aprovou cerca de 43 novas iniciativas que atuam como catalisadores para a transformação da cidade, visando uma Paris mais verde, saudável e móvel. Desde a limpeza do rio Sena até a construção de uma ciclovia, passando pela ativação de uma linha de transporte e proibição do tráfego não essencial na cidade, o coração da capital francesa está em uma missão contra o tempo para requalificar seu centro histórico.
O "Plano de Natação" visa transformar o Sena em um local para eventos aquáticos olímpicos. A cidade pretende implementar novos tubos subterrâneos, tanques e bombas projetados para limpar o rio de bactérias nocivas. Embora o rio não esteja aberto ao público há mais de um século, a cidade planeja mudar isso para os jogos. Na verdade, "O objetivo é ter o que essencialmente é um gigantesco tanque de retenção de água da chuva, medindo 50 metros de largura e 34 metros de profundidade, capaz de armazenar até 46 milhões de litros, pronto até a primavera." No entanto, segundo especialistas, o esforço de bilhões de dólares para limpar o rio pode levar muito mais tempo do que o planejado para ser executado.
Em relação à mobilidade urbana, a capital francesa está prestes a inaugurar 55 km de novas ciclovias que ligam os locais olímpicos em Paris aos do nordeste do país. O plano prevê que os visitantes poderão pedalar por todo o centro da cidade e chegar a todos os locais esportivos olímpicos no mapa até o verão. Essas ciclovias incluem 30 km de rotas dentro da capital que "já foram concluídas ou estão prestes a serem finalizadas", disse David Belliard, do gabinete da prefeita da cidade.
Outra medida que a cidade está tomando para se preparar para os Jogos Olímpicos é a instalação de uma nova linha de transporte público que ligará o leste ao oeste da cidade. De acordo com a CNN, o Metrô de Paris está prestes a receber uma atualização com um novo sistema de 200 km, incluindo quatro linhas e 68 estações totalmente novas. A construção das linhas teve início em 2016, com a esperança de reduzir significativamente o tempo de transporte entre os subúrbios. Quando anunciado pelo Presidente Nicolas Sarkozy em 2009, o plano original dizia que a nova rede estaria pronta até 2024, mas "inúmeros atrasos têm prolongado o prazo". Segundo especialistas, apenas a extensão da linha 14 até o Aeroporto de Orly deve ser inaugurada a tempo dos jogos.
Por fim, para reduzir o uso de carros, a prefeita Hildago anunciou que a capital francesa proibiria o tráfego não essencial em seu centro urbano. Os motoristas que usam "atalhos" pela cidade serão obrigados a desviar em vez de passar pela "Zona de Paris". Segundo a Bloomberg, essa ação pode afetar consideravelmente o congestionamento e as emissões. Essas mudanças devem ser implementadas antes do início dos Jogos Olímpicos de verão.
No final de 2023, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, recebeu o Prêmio ULI 2023 de Visionários em Desenvolvimento Urbano. O prêmio é resultado da visão da prefeita para uma Paris mais inclusiva e sustentável, acelerada pelos Jogos Olímpicos. Em Los Angeles, autoridades votaram em uma proposta para implementar o primeiro "Park Block", um projeto piloto que cria uma grade de ruas da cidade livre de carros para abrir espaço público para pedestres e ciclistas. Finalmente, Nova York implementou uma nova lei que mudou a forma como os aluguéis de apartamentos operam na cidade, efetivamente proibindo o Airbnb e aluguéis de curto prazo.