O UNStudio, em colaboração com Arup e a empresa coreana Heerim Architecture, revelou a proposta para a "Roda do Parque da Paz". Projetada como um marco no Parque da Copa do Mundo de Sangam, em Seul, o UNStudio venceu com sucesso a competição preliminar e está pronto para se associar à Seoul Housing & Community Corp. A proposta da roda-gigante faz parte da visão do prefeito para a região, que visa criar novos espaços públicos ao longo do Rio Han para os moradores e visitantes.
O Seoul Twin Eye, com 180 metros de altura, é concebido como um edifício revolucionário que será localizado ao lado do Estádio da Copa do Mundo, às margens do Rio Han. A roda-gigante apresenta anéis sobrepostos que carregam cápsulas que deslizam sobre trilhos internos e externos. A roda pode conter 64 cápsulas, cada uma com capacidade para 20-25 pessoas, em sua totalidade até 1.400 pessoas de uma só vez, o dobro da London Eye.
Situada no topo de um complexo cultural com altura de 40 metros, a roda alcançará uma altura de 220 metros, tornando-se a roda-gigante sem eixo mais alta do mundo e garantindo vistas panorâmicas sobre Seul. O complexo inclui projetos para uma tirolesa e um monotrilho que visam melhorar a experiência dos visitantes e conectar a estação de metrô à roda-gigante. A filosofia do projeto gira em torno da unidade, inspirada pelo Honcheonsigye, um relógio astronômico que representa o movimento cronológico de objetos celestes.
Artigo Relacionado
"Kaktus Towers", projeto do BIG em Copenhague, está próximo de ser concluídoLocalizada no coração da cidade, o projeto faz referência à ambição ilimitada da Coreia pela inovação e espírito de progresso, mesclando perfeitamente a tecnologia de ponta com uma apreciação atemporal pela estabilidade e beleza, como afirma Ben van Berkel, do UNStudio.
A estrutura de dois anéis oferece estabilidade, avaliada para resistência a terremotos e ventos. Após um estudo final do Ministério de Estratégia e Finanças, o Governo Metropolitano de Seul declarou sua intenção de iniciar a construção em 2025 e pretende concluí-la até 2028.
Recentemente, o UNStudio revelou o projeto do novo Hiwell Amber Centre um complexo de quatro torres planejado para adicionar escritórios, apartamentos, hotéis, espaços de arte e varejo no centro da cidade de Hangzhou, na China. Além disso, o escritório foi vencedor do concurso internacional para um desenvolvimento de uso misto na Alemanha. A proposta apresenta duas torres de uso misto com até 120 metros, cercadas por um pavilhão comunitário de baixo porte. Finalmente, o UNStudio foi contratado no ano passado para criar um destino de uso misto centrado no ser humano nas margens do rio em Nanjing, China.