Teatro Oficina tem seu patrimônio arquitetônico violentado

Segundo os membros do Teatro Oficina, na manhã dessa segunda-feira, dia 5 de fevereiro de 2024, o teatro realizado por Lina Bo Bardi e Edson Elito "foi surpreendido por uma ação truculenta de fechamento dos arcos do beco empreendida pelo Grupo Silvio Santos".

O melhor teatro do mundo, segundo o The Guardian, vive um conflito histórico com o grupo empresarial na disputa pela posse do terreno adjacente, onde há o desejo de criar o Parque do Rio Bixiga - que está cada vez mais próximo de ser realizado após acordo do Ministério Público e Prefeitura de São Paulo. Os arcos fechados, encontram-se no "final" do Teatro, após cruzar a passarela onde ocorrem os espetáculos no espaço, ligando a rua até o terreno.

Teatro Oficina tem seu patrimônio arquitetônico violentado - Imagem 2 de 4
Teatro Oficina. Foto: © Nelson Kon
Teatro Oficina tem seu patrimônio arquitetônico violentado - Imagem 4 de 4
Projeto do Parque Bixiga criado por ativistas — Foto: Divulgação

Abaixo, veja parte do texto publicado no X (antigo Twitter) pelo Teatro Oficina Uzyna Uzona, onde narram a ação que ocorreu hoje:


Artigo Relacionado

O que o Teatro Oficina nos ensina sobre as disputas territoriais urbanas?

"Está em curso uma ação de reintegração de posse da escada azul que liga os arcos ao terreno, o Grupo Silvio Santos se antecipou à ação judicial, cometendo a retirada precipitada da escada, antes que a juíza desse o parecer final da reintegração de posse.

Um fato novo foi anexado ao processo: a destinação de verba pelo MP e poder executivo para a desapropriação do terreno no entorno do teatro. Esse fato novo no processo já muda o jogo, no entanto, o Grupo Silvio Santos em ação precipitada, atravessou o próprio processo legal.

Quanto ao fechamento dos arcos do beco, este ato é ilegal, trata-se de violência simbólica e concreta contra patrimônio material e imaterial tombado nas 3 instâncias de proteção (municipal, estadual e federal).

A vocação desse teatro-território é abrir os abcessos fechados dos massacres políticos desse país. Nós estamos sofrendo uma retaliação política pela luta coletiva pela preservação do último chão de terra livre do centro da cidade de São Paulo das garras da especulação imobiliária."

Teatro Oficina tem seu patrimônio arquitetônico violentado - Imagem 3 de 4
Teatro Oficina. Foto: © Nelson Kon

Fonte: Uzyna Uzona

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Teatro Oficina tem seu patrimônio arquitetônico violentado" 05 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012977/teatro-oficina-tem-seu-patrimonio-arquitetonico-violentado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.