Descrição enviada pela equipe de projeto. Common Thread é uma passagem imersiva feita de um tecido de impressão 3D, conectando o pátio de um mosteiro do século XIX em Bruges, anteriormente inacessível, com a cidade. Inspirada na tradição de fabricação de rendas da cidade medieval, a instalação usa um tecido inovador para criar uma experiência espacial intricada em um túnel ondulado. Ela atrai os visitantes, emergindo em um pátio iluminado pelo sol e envolvendo-os em uma exploração fortuita da história, da arte e da tecnologia. O jardim transformado contém múltiplos mundos, entrelaçando passado e futuro, forma e matéria, memória e espaço, contra o rico pano de fundo do entorno do mosteiro.
Permeando o exuberante pátio isolado do mosteiro do século XIX, o Common Thread revela um espaço anteriormente oculto do público por meio de uma instalação têxtil imersiva.
Uma estrutura ondulante e sinuosa ativa o espaço histórico, conectando-o com as ruas da Bruges contemporânea, criando um canal urbano entre distritos. Uma entrada discreta convida os visitantes a percorrerem túneis espiralados de forma lúdica, ejetando-os no pátio iluminado antes de guiá-los para continuar sua jornada. Antes um refúgio escondido, o jardim do mosteiro é transformado em um playground para encontros inesperados e exploração.
Inspirada na herança têxtil da cidade, nossa instalação presta homenagem a história centenária da fabricação de rendas e ao conhecimento incorporado passado pelas mulheres de Bruges por gerações. A celebrada tradição do bilro, ainda mantida nas lojas da cidade e no antigo béguinage, nos inspirou a reimaginar esse processo intricado em uma escala diferente, utilizando tecnologias modernas. Colaborando com a Dra. Mariana Popescu e seu assistente Anass Kariouh na TU Delft (e auxiliados por uma "máquina de tricô" 3D programável), embarcamos em uma exploração das possibilidades geométricas desencadeadas por técnicas inovadoras de fabricação. O tecido resultante é tricotado em proporções variadas, seus fios se combinam e divergem em padrões surpreendentes e em constante mudança, cujo caráter lembra a obra "A Grande Onda" de Hokusai.
Entrelaçada com a herança artesanal de Bruges está a história de nossa empresa, sendo esta a mais recente de uma linhagem de pesquisas em estruturas. Juntamente com colaboradores da Summum Engineering, avaliamos simulações computacionais e amostras de material, orientando a forma e a estrutura. O design dinâmico se baseia em explorações anteriores, continuando a busca pela flexibilidade, ludicidade, elasticidade e maleabilidade em materiais padronizados.
O Common Thread une as tradições do passado às possibilidades do futuro através da beleza atemporal da criação de padrões. Ao ampliar uma arte comum para criar uma peça singular de arquitetura, um processo intricado se torna uma interseção espacial e explorável entre história, tecnologia e descoberta.