-
Arquitetos: ARP studio
- Área: 85 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ana Skobe
Às vezes, pedidos usuais de alguns clientes levam a reviravoltas e soluções surpreendentes. Devido ao crescente número de crianças e ao espaço limitado da escola, a administração decidiu situar a nova sala de aula em um salão de dois andares no centro da escola. Tal sala de aula não teria iluminação adequada e não teria contato direto com o exterior. Além disso, o salão é um espaço comum para todos os alunos. Portanto, propusemos uma substituição - em vez de uma sala de aula, uma nova biblioteca. Consequentemente, a nova sala de aula estaria situada no espaço anteriormente ocupado pela biblioteca.
A Biblioteca Aberta está localizada, então, no salão central da Escola Primária de Vič em Liubliana. Ela foi criada com uma nova estrutura que percorre o perímetro do salão de dois andares e o cerca. A estrutura adicional permite que as crianças vejam os livros e a biblioteca o tempo todo. Do primeiro andar, é possível ver o que está acontecendo na biblioteca. Uma forte ênfase também foi dada na preservação do espaço comum para as crianças, que é enriquecido com livros como objetos de conhecimento.
O posicionamento no salão trouxe muitos dilemas. Como usuários da biblioteca, estamos principalmente em busca de tranquilidade. Dito isso, ela não está isenta de suas demandas - exige silêncio, onde podemos nos concentrar nos livros.
No salão central, parte da tranquilidade habitual é deixada de lado, já que as aulas de 45 minutos da escola são interrompidas por intervalos barulhentos de cinco minutos. Uma biblioteca de uma escola primária é diferente de uma biblioteca pública ou de estudos. Na biblioteca da escola, os alunos aprendem sobre livros e a cultura da leitura, adquirem hábitos de leitura e aprendem a se concentrar. Eles se acostumam com os livros e os usam para entender melhor a si mesmos e ao mundo, que se abre repetidamente para o desconhecido. Ao persistir conscientemente na leitura, o livro se torna parte da vida cotidiana da criança.
Portanto, a biblioteca da escola primária é um lugar que coloca o livro no centro, onde ele é acessível tanto nos momentos de tranquilidade quanto nos intervalos escolares, quando convida repentinamente os alunos. Ao mesmo tempo, o espaço da biblioteca é multifuncional, pois pode ser transformado em sala de aula temporária, espaço para contar histórias, apresentações de livros, socialização ou espaço para fazer as tarefas de casa.
A biblioteca é projetada com uma estrutura leve e translúcida que consiste em elementos de madeira primários os quais definem a malha espacial em planta e vista. Molduras metálicas são inseridas entre a malha de madeira primária. Cada elemento no perímetro tem seu papel, tanto estrutural quanto visual. A clareza do projeto estrutural foi evidente durante a construção, onde o sistema de sobreposição permitiu que toda a estrutura fosse erguida rapidamente. As estantes estão localizadas ao longo da parte inferior da estrutura. A escada semicircular, que estava fechada antes da intervenção, foi reaberta e incorporada à nova intervenção.