-
Arquitetos: NU architectuuratelier, archipelago
- Área: 10280 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:N/A
-
Fabricantes: Kebony
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração dos 92 hectares do Jardim Botânico de Meise, o Projeto Green Ark inclui a renovação de 7.600 m² de estufas e a instalação de um impressionante pavilhão hiperbólico feito com madeira sustentável Kebony Clear. O pavilhão abriga mais de 10.000 espécies de plantas ameaçadas em 22 estufas diferentes, cada uma com controle independente de temperatura e clima para garantir condições ideais para as plantas. Entre as novas tecnologias do Green Ark, há um sistema de irrigação que recicla a água da chuva que cai no edifício, ajudando a reduzir o consumo de energia pela metade em comparação com as antigas estufas.
O Green Ark também funcionará como um centro de aprendizado, educando os 240.000 visitantes anuais do Jardim Botânico de Meise sobre a ameaça crescente que as mudanças climáticas representam para a biodiversidade do planeta e as inovações para proteger o meio ambiente para as futuras gerações.
O projeto e a construção do Green Ark são resultado de uma colaboração entre diversos grupos, em parceria com o Jardim Botânico de Meise e o Governo Flamengo, incluindo De Keyser Wood Industry, NU Architectuur Atelier, Archipelago Architects, Mouton e Van Poppel. Telhas de madeira Kebony, duplamente modificadas™, foram cortadas e usadas no telhado do pavilhão, proporcionando um acabamento natural que harmoniza o Green Ark com seu entorno botânico, enriquecendo a experiência dos visitantes e apoiando o projeto.
As madeiras de rápido crescimento certificadas pelo FSC utilizadas pela Kebony são plantadas especificamente para esse propósito e atingem o tamanho desejado em 25-30 anos, enquanto as madeiras duras podem levar de 80 a 200 anos para crescer. Durante o crescimento dessas árvores, o carbono é capturado da atmosfera, ajudando a reduzir o CO2. O processo de modificação dupla™ transforma permanentemente as células da madeira, formando polímeros de furano presos. Isso aumenta a estabilidade dimensional, durabilidade e dureza da madeira, garantindo uma longa vida útil e um alto nível de segurança.