-
Arquitetos: OFFICE Kersten Geers David Van Severen
- Área: 110 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Bas Princen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A passarela "Tondo" conecta dois edifícios do Parlamento Federal Belga no centro de Bruxelas. A ponte foi projetada como um elemento espacial, em vez de apenas uma solução técnica. Nomeada em referência à tradição do "Tondo", uma pintura circular renascentista, a ponte tem o formato de um anel suspenso entre os dois edifícios.
O percurso amplo ao redor de um espaço externo fechado não serve apenas como um corredor, mas também como um ponto de encontro. Além disso, o "desvio" supera a diferença de altura de 90 cm entre os andares dos dois prédios com uma rampa acessível de 4% de inclinação.
Voltada para a cidade, a ponte se destaca como um elemento "fechado", inspirado na tradição da Ponte dos Suspiros, por exemplo. Revestida com painéis espelhados, reflete tanto a fachada do Parlamento do século XVIII quanto a nova ala do outro lado da rua. Ao se aproximar, uma abertura envidraçada oferece uma visão sutil das passagens entre os dois prédios. Estruturalmente, a ponte é um disco rígido, com o piso suspenso pelo teto e uma estrutura quase imperceptível: um pavilhão leve e quase efêmero que une os edifícios.