-
Arquitetos: OYO architects
- Área: 120 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Karen Van der Biest
-
Fabricantes: Bemotec, Hay Design, Joe Colombo, Vandevelde
Descrição enviada pela equipe de projeto. OYO Architects é um estúdio de arquitetura liderado por Ferran Massip, Nigel Jooren, Eddy Soete, Veroniek Vanhaecke e Lies Willaert, com sede em Ghent e Barcelona. Eles apresentam a Casa Duna, um retiro sustentável de 120 m2 localizado nas dunas de Oostduinkerke, na Bélgica. A casa original, parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, ganha uma nova narrativa arquitetônica com a transformação da metade enterrada que sobreviveu, juntamente com as adições de madeira posteriores, em um refúgio que se integra perfeitamente ao ambiente de maneira honesta e sutil.
O uso de materiais sustentáveis e naturais, como a madeira, realça a sensação de conexão com a natureza, juntamente com a vegetação interna e a piscina no jardim. O resultado é um ambiente acolhedor e sereno, que convida a relaxar e desfrutar do entorno. A disposição dos espaços na casa prioriza o conforto dos residentes: a cobertura no jardim oferece um terraço aconchegante, enquanto os quartos, localizados no nível inferior, beneficiam-se de total privacidade e frescor durante o verão. A casa, inserida nas dunas, possui todo o conforto de dois andares, sendo percebida como uma construção compacta e modesta.
A sustentabilidade está no coração do projeto, por isso, OYO Architects se comprometeu a enfrentar esse desafio com soluções inovadoras e ecológicas. Desde a instalação de uma bomba de aquecimento subterrânea e um sistema de boiler com painéis solares, até o uso de resfriamento geotérmico, essas intervenções garantem conforto sem comprometer a eficiência energética. Até mesmo a piscina é aquecida de forma sustentável, com aquecimento integrado em suas paredes e piso. Graças às tecnologias, a casa é um verdadeiro oásis nas dunas, na qual minimizar o impacto ambiental e maximizar a experiência dos residentes caminham lado a lado.
Com o desejo de alcançar uma estética sóbria em harmonia com a paisagem, a nova estrutura de madeira integra os restos da construção original. Ela serve como base para a regeneração dos elementos primários. No interior, o uso de madeira em tons quentes e naturais se destaca, enquanto os painéis em decomposição na fachada foram substituídos por elegantes tábuas de madeira envernizadas que se misturam com as cores do ambiente natural.
A casa respeita o meio ambiente e representa uma atitude regenerativa, uma abordagem característica do OYO Architects, que transformou uma casa com história em um lar sustentável, funcional e acolhedor.