-
Arquitetos: GRAUX & BAEYENS architecten
- Área: 1400 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Luc Roymans
Descrição enviada pela equipe de projeto. A dupla de arquitetos de Ghent, Basile Graux e Koen Baeyens, recebeu total liberdade criativa dos proprietários Marieke (sobrenome) e Rob Stockman. Cerca de três anos atrás, o casal se apaixonou por um grande e belo jardim perto de Ghent. Embora houvesse um bangalô típico dos anos 1980 no terreno, o que realmente chamou a atenção deles foi o extenso jardim de 1.400 m², algo raro tão próximo ao centro da cidade. O bangalô acabou se tornando apenas um detalhe secundário na escolha do local.
No projeto, o jardim e a vida ao ar livre foram prioridades. O objetivo era criar uma casa de férias com uma atmosfera aberta e acolhedora, mas com um toque rústico. Os arquitetos propuseram um contraste ousado entre uma fachada de madeira e um volume adicional revestido com telhas de tonalidade suave, um conceito que os proprietários aceitaram com entusiasmo. A cobertura, que normalmente recebe materiais simples, recebeu atenção especial em relação à cor, tipo, posicionamento das janelas e ao trabalho artesanal, para aumentar seu impacto visual.
Para manter uma forte conexão com o jardim, Rob e Marieke foram incentivados a evitar a poda excessiva. Embora o campo das ovelhas e os antigos galpões de jardim tenham sido removidos, muitas das plantas originais foram preservadas, incluindo um pé de cereja, um pé de nogueira, um pé de aroeira, oito macieiras e dois roseirais entrelaçados. Graux e Baeyens também adicionaram janelas em áreas normalmente ignoradas, como faixas laterais estreitas, permitindo que a vegetação se estendesse visualmente para dentro dos espaços de convivência.
Na cozinha, foi instalada uma grande janela com vista para o jardim da frente e a rua, permitindo uma interação dinâmica entre os proprietários, os pedestres e os vizinhos. Essa escolha torna o espaço mais vibrante sem que os moradores se sintam observados, como poderia acontecer em um ambiente mais privado, como a sala de estar. Além disso, o banco de concreto na frente da casa, onde o casal costuma aproveitar o sol da tarde, destaca ainda mais a conexão da casa com o entorno e seu design acolhedor e aberto.