Dia Mundial do Habitat: o protagonismo das juventudes nas cidades

À medida que o mundo se urbaniza rapidamente, as cidades se tornam o lar de uma nova geração de líderes e agentes de transformação. As juventudes estão no centro dessa transformação, especialmente em regiões como a África, a Ásia e a América. Nesta segunda-feira, 7 de outubro, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) convida todas as pessoas interessadas no desenvolvimento urbano sustentável a celebrar o Dia Mundial do Habitat, que neste ano tem como tema "Engajando a juventude para criar um futuro urbano mais inclusivo".

A celebração de 2024 será realizada em Querétaro, México, com foco no fortalecimento do protagonismo jovem na construção de seu presente e futuro urbano, por meio de processos participativos e liderança local.

O Dia Mundial do Habitat 2024 é um convite à ação. O tema promove não apenas a reflexão sobre o estado das cidades ou o direito à moradia adequada, mas também convoca a próxima geração a agir. Jovens das gerações millennial e Z têm sido forças motrizes do desenvolvimento urbano sustentável, e seu papel de liderança é essencial para enfrentar os desafios atuais.

"O tema deste ano convida jovens a liderar o caminho na construção de um mundo que reflita nossos sonhos compartilhados. A moradia adequada e equitativa não é apenas um direito – deve se tornar uma realidade para todas as pessoas", afirma a Diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach.

Sobre o Dia Mundial do Habitat

Instituído pela Organização das Nações Unidas em 1985, o Dia Mundial do Habitat é celebrado anualmente na primeira segunda-feira de outubro para refletir sobre o estado das cidades e comunidades ao redor do mundo, assim como o direito fundamental à moradia adequada. Comemorado pela primeira vez em 1986, o dia já abordou temas como pessoas em situação de rua, cidades mais seguras e mudanças do clima.

O Dia Mundial do Habitat inicia oficialmente o Outubro Urbano, mês dedicado a debater como tornar melhor a vida nas cidades. Ele se estende até 31 de outubro, data que marca o Dia Mundial das Cidades.

Durante a Observância Global do Dia Mundial do Habitat, o Prêmio Pergaminho de Honra é concedido, reconhecendo contribuições exemplares ao desenvolvimento urbano por indivíduos e instituições em diversas áreas da vida urbana.

Inscrições

Qualquer evento com temáticas urbanas pode integrar a programação oficial do Outubro Urbano. Inscreva seu evento e saiba mais informações em urbanoctober.unhabitat.org.

Confira abaixo a mensagem completa da Diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach, para o Dia Mundial do Habitat:

Engajando a juventude para criar um futuro urbano melhor

Neste Dia Mundial do Habitat, celebramos vocês – jovens, corajosos/as e agentes de mudança de hoje e de amanhã. Vocês são o coração de nossas cidades, a força que nos impulsiona rumo a um futuro melhor.

À medida que a geração dos baby boomers e a geração X passam o bastão, precisamos que os millennials e a geração Z assumam a responsabilidade e moldem o nosso mundo. 

O Dia Mundial do Habitat foi criado pela Assembleia Geral da ONU para refletir sobre o estado das cidades e assentamentos humanos e o direito à moradia adequada. Mas hoje, convidamos vocês não apenas a refletir, mas a AGIR.

O tema deste ano, "Engajando a juventude para criar um futuro urbano melhor", convida jovens a liderar o caminho na construção de um mundo que reflita nossos sonhos compartilhados. A moradia adequada e equitativa não é apenas um direito – deve se tornar uma realidade para todas as pessoas.  

Vivemos em uma época de múltiplas crises: moradia, conflitos e clima. Um bilhão de pessoas estão lutando para sobreviver em favelas, e mais de 300 milhões enfrentam a realidade insuportável da falta de moradia.

Esses não são apenas números – são famílias jovens, seus amigos/as e seus pares clamando por segurança, dignidade e esperança.

O planejamento urbano sustentável e a moradia estão no centro de nossa luta por um futuro urbano melhor. A moradia é a base do desenvolvimento sustentável – ela impacta tudo, desde a redução da pobreza e a igualdade de gênero até a ação climática. E capacita vocês, jovens, a construir o futuro que merecem.

Neste Dia Mundial do Habitat, a ONU-Habita convida todas e todos a se envolverem para encontrar soluções e garantir que o direito à moradia e cidades e comunidades sustentáveis sejam nossa realidade.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Dia Mundial do Habitat: o protagonismo das juventudes nas cidades" 07 Out 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1022034/dia-mundial-do-habitat-o-protagonismo-das-juventudes-nas-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.