-
Arquitetos: Kurylowicz & Associates
- Área: 30500 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nate Cook Photography
-
Fabricantes: Aluprof, Feldhaus Klinker, IMPOL, Trespa
O empreendimento residencial Nordic Bemowo se integra harmoniosamente ao seu entorno urbano, proporcionando uma atmosfera íntima, uma paisagem convidativa e um telhado distinto, que juntos enriquecem o tecido urbano de uma nova comunidade em expansão. Situado no tranquilo distrito de Bemowo, em Varsóvia, o novo empreendimento desempenha um papel fundamental na estratégia de desenvolvimento abrangente da área. A atenção meticulosa é dada aos espaços públicos, materiais de construção e detalhes arquitetônicos, resultando na criação de um marco de alta qualidade e inconfundível para Varsóvia.
O processo de projeto foi orientado pela ideia de criar um empreendimento residencial exemplar, não apenas para o distrito, mas também para a cidade de Varsóvia como um todo. O objetivo foi criar um local onde boa arquitetura se alinha a um programa funcional prático. Para isso, foi criada uma praça vibrante entre os edifícios, servindo como um espaço de integração, combinada com diversas comodidades para os moradores e o público em geral. Os prédios incluem estabelecimentos para lojas e cafés locais. A praça principal oferece uma área de recreação para todas as idades, além de espaços ao ar livre para relaxamento e socialização, cobertos por pérgulas onde os vizinhos podem fazer piqueniques ou exibir filmes durante o verão. Há também estações de recarga para carros elétricos, bicicletários, jardins de chuva, fontes de água e abrigos para pequenos animais de estimação, além de um bosque de bétulas no coração do empreendimento.
O projeto foi dividido em fases que formam uma sequência coerente de repertórios arquitetônicos e de planejamento, dentro de um único plano diretor. As diretrizes do projeto resultaram em um complexo homogêneo e aberto de edifícios, distribuídos por uma ampla área, evitando a expansão caótica, a fragmentação e os enclaves fechados. O design urbano consistente do empreendimento é complementado pela arquitetura elegante dos edifícios.
O empreendimento consiste em dois tipos de edifícios em termos de planta: unidades horizontais, também conhecidas como "z's" por sua planta em forma de z, e "edifícios marcadores" ou "blocos ponto", cuja planta tem formato quadrado.
Os blocos ponto, localizados ao lado da praça pública, são projetados como "marcadores urbanos", com arquitetura e fachada que os tornam pontos de referência para os moradores do empreendimento. Eles fecham a praça de ambos os lados, criando uma estrutura espacial. Em contraste, o restante do desenvolvimento possui um caráter mais "aconchegante". Para os edifícios situados mais afastados da praça, uma das principais diretrizes foi torná-los mais íntimos, evitando que dominem o entorno. O layout urbano também permite diversas aberturas para a paisagem vizinha, além de acomodar espaços internos dedicados.
Os edifícios são altamente eficientes e projetados para oferecer interiores acolhedores, repletos de luz natural e conforto. Os moradores têm acesso a áreas de estacionamento subterrâneo, acessíveis por uma tranquila via interna. Todos os apartamentos acima do térreo contam com amplas varandas, enquanto algumas unidades no quarto andar apresentam pequenas varandas. Os apartamentos no térreo dispõem de jardins espaçosos (com mais de 200 m²), criados como um espaço de relaxamento. Além disso, a sinalização dos edifícios é claramente visível e incorpora elementos de design regionais, facilitando a orientação dos cidadãos dentro do empreendimento.
O projeto também apresenta referências à arquitetura nórdica, uma vez que o desenvolvedor é finlandês. Como um complexo urbano coerente com uma praça de acesso público, o empreendimento favorece a integração entre os moradores do Nordic Bemowo e seus vizinhos. Os materiais naturais conferem aos edifícios uma "qualidade terrosa", e os espaços cuidadosamente projetados agregam valor ao desenvolvimento como um todo, onde todos podem encontrar um espaço para si.