-
Arquitetos: CTYRSTEN
- Área: 2712 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Alex Shoots Buildings
-
Fabricantes: Albo, Arcana Cerámica, Avaps, BMI, Best, Blanco, Cifre cerámica, DEK, Ferobet, Gerflor, MP lifts, Prefa Brno, Shock, Sto, Varioteam, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. Paz interior, aceitação, humildade e harmonia são as emoções que buscamos incorporar no projeto do hospício infantil. Apesar de seu tamanho, a construção se integra discretamente à área ao redor, situada em um anfiteatro natural do parque original e voltada para um pátio interno protegido, onde estão preservadas árvores maduras. Todos os quartos das crianças e os espaços comuns oferecem vistas para esse átrio, que inclui vegetação e um pequeno lago. Também projetamos um caminho de observação no telhado que leva a um espaço de meditação no topo da colina, acessível a partir dos quartos dos pais no andar superior, dia ou noite.
O andar principal é dividido em quatro seções distintas, cada uma com um propósito específico. À direita da entrada, encontra-se um amplo espaço comunitário e de refeições, com acesso a terraços em ambos os lados, que serve como um local de encontro para visitantes, atividades sociais e refeições em grupo. Atrás do bloco central da cozinha, há um espaço mais reservado para clientes e famílias, equipado com assentos confortáveis e uma lareira, proporcionando um ambiente acolhedor.
À esquerda, posicionados em torno de um pátio menor, estão os quartos para atividades diárias - fisioterapia, terapia artística, musicoterapia, uma piscina para terapia watsu ou snoezelen, e até um pequeno cinema.
Na terceira seção, encontra-se a principal acomodação para nossos clientes, composta por 10 quartos para crianças, cada um com um pequeno terraço privado ao redor do amplo pátio central. A área também conta com uma estação de enfermagem e um apartamento separado para as despedidas finais, que possui seu próprio átrio memorial. Este apartamento incomum, equipado com uma sala refrigerada especial, proporciona um ambiente privado para que os pais e familiares próximos possam se despedir no seu próprio tempo, sem interferências.
O corredor circular que contorna o átrio é amplamente envidraçado, oferecendo belas vistas das árvores e do céu acima, além de reflexos de luz na superfície do lago, que podem ser apreciados pelos pacientes em repouso. O layout circular dos corredores, com nichos de convivência e várias vistas para o exterior, é um dos elementos centrais do projeto. O edifício foi concebido para permitir a circulação a pé, com carrinhos ou cadeiras de rodas, proporcionando a alternância entre momentos de solitude e convivência. Ele promove o contato com a natureza, independentemente do clima ou da condição física, configurando-se como um santuário moderno, discretamente localizado no parque público circundante.
Da entrada, é possível acessar o andar superior, dos pais, por meio da escada principal ou do elevador. Esse espaço foi projetado para ser separado das operações do restante da casa de cuidados, proporcionando privacidade e relaxamento para os pais, que podem ficar tranquilos sabendo que seus filhos estão bem cuidados pela equipe. Neste andar, encontram-se quartos familiares com terraços privados e vistas para o parque ao redor, além de uma sala comum para encontros informais com outras famílias. Aproveitando o terreno ao redor, há acesso direto do andar dos pais para o exterior, incluindo uma passarela e um amplo terraço no telhado com vistas panorâmicas de Brno. Esse generoso espaço ao ar livre servirá para eventos sociais, exercícios, observação de estrelas ou simplesmente para relaxamento.
A área administrativa no andar inferior está bem integrada ao terreno, com sua própria entrada e acesso para serviços. Este espaço abriga escritórios, salas de reuniões, instalações técnicas e depósitos. Na fachada leste do edifício, há um acesso discreto ao átrio memorial e à Sala de Despedidas Finais.
Como o edifício está em grande parte embutido no terreno, utilizamos o concreto armado monolítico como o principal material de construção. Sua estética se reflete tanto no interior quanto na fachada, onde o reboco polido em tom cinza concreto é complementado por painéis de madeira de larício e grandes janelas com molduras de madeira. Os beirais proeminentes dos tetos monolíticos cobrem as varandas, criando abrigo nas entradas e funcionando como sombreamento passivo para evitar o superaquecimento do interior.
O aquecimento e o resfriamento do edifício são gerenciados por um sistema de dutos embutido nos tetos de concreto e fibrocimento, alimentado por três bombas de calor ar-água instaladas discretamente nos nichos da fachada do andar subterrâneo. Os telhados verdes, compostos por solo e vegetação, ajudam a evitar o superaquecimento do interior, acumulam água da chuva e reduzem seu escoamento, contribuindo para a integração do edifício ao terreno ao redor. O excesso de água da chuva é coletado em um grande tanque subterrâneo, que abastece o lago do jardim e irriga as árvores e o gramado do pátio.