-
Arquitetos: Malý Chmel
- Área: 63 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Alex Shoots Buildings
-
Fabricantes: JÁNOŠÍK OKNA-DVEŘE, M&T
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é concebida como uma "torre vertical de luz" situada em um jardim em declive, consistindo em espaços com diferentes qualidades – tamanhos, alturas e iluminação natural. Eles estão conectados entre si e criam um espaço fluido com ambientes variáveis e diversas situações de luz, vistas e níveis de intimidade. Essa abordagem faz com que a casa pareça maior do que o terreno fisicamente permite.
A principal estrutura consiste em uma "estátua interna" - a estrutura de concreto das paredes, lajes e a fachada com aberturas cuidadosamente posicionadas. O planta baixa tem a forma de um pentágono irregular. Essa forma resulta da topografia e das vistas para as paisagens rurais. A área do terreno é bastante pequena para uma casa familiar e, por isso, o espaço que a casa ocupa o térreo também é pequeno (cerca de 63 m2) para manter o máximo de terreno possível para o jardim.
A casa unifamiliar consiste em 7 níveis. No primeiro nível estão os espaços comuns - cozinha, sala de jantar e sala de estar; no segundo nível está a entrada; no terceiro e quarto, dois quartos das crianças; e nos níveis superiores estão situados o banheiro (quinto), o escritório (sexto) e, finalmente, a suíte master no sétimo nível.