Às margens da costa eslovena, entre os olivais da paisagem istriana, uma família de quatro pessoas fez um novo lar entre as casas da cidade fronteiriça de Škofije. A casa térrea possui um layout simples baseado em um quadrado, metade do qual é coberto por uma laje plana e a outra metade por um telhado clássico com beiral. A posição e a escolha dos materiais não fazem a casa se destacar no seu entorno, pelo contrário, ela até parece ser contida em relação a ele. No entanto, sua contenção é apenas aparente e parte de uma jornada espacial que começa quando se acessa a edificação.
A casa é construída em torno de um vazio, o centro do projeto. O átrio permite a gradação dos espaços e o acesso. Ao entrar na casa, encontra-se um espaço aberto que é a interface entre o mundo exterior e o espaço íntimo da família. Nele, já estamos dentro da casa, mas ainda na zona intermediária, que oferece uma recepção adequada para o convidado e permite que a família faça uma transição gradual para a área privativa.
Funcionalmente, a planta é dividida em áreas de estar e os quartos. A área noturna está na parte sul e é acessível a partir do hall de entrada. O corredor que conecta os cômodos termina em uma janela para o átrio. As áreas de estar estão divididas em duas seções conectadas. A cozinha fica na ala norte e está conectada à lavanderia e área de serviço. Ela é iluminada pelos dois lados e possui acesso direto ao átrio. Ao lado da cozinha, na parte leste da casa, estão a sala de jantar e a sala de estar. A sala de estar, que é aberta em toda a altura até o telhado, possui janelas nos dois lados, permitindo iluminação dupla e vistas ininterruptas do átrio e do olival.
O átrio é o centro ao redor do qual os espaços internos estão organizados e são iluminados. Isso reduz o número de aberturas nas fachadas externas, o que tem um impacto significativo no design e na aparência da casa. O número reduzido de aberturas e a relação dos cômodos com o interior permitem um melhor controle das vistas e contribuem para uma sensação de intimidade. As janelas no átrio estão organizadas de acordo com o layout interno e criam conexão entre as áreas de estar, os quartos e o espaço central. A maior janela está posicionada ao lado da sala de estar e é duplicada na fachada externa, permitindo vistas desde o átrio para a paisagem aberta e o mar. Ao longo da fachada oeste, há um terraço aberto maior, acessível a partir da área de estar. Descendo para o olival, finalizamos o caminho pela casa. Começamos na fachada de entrada, continuamos pelo átrio até as áreas de estar da casa e o terraço, e dele para o olival, de onde a vista só se abre para o terraço de onde descemos.