Quando perguntados sobre o que gostariam de melhorar em seu bairro, os habitantes mais jovens de Bayview, São Francisco (EUA), responderam que o melhor a se fazer seria mudar a percepção que os cidadãos de outros bairros têm a respeito de Bayview.
Esse acontecimento foi o que motivou a criação do Neighborhood Postcard Project, um projeto do artista estadunidense Hunter Franks que busca acabar com os preconceitos que existem dentro da cidade e criar um sentido comunitário. Para isso, Franks criou um sistema de consiste em que os habitantes dos bairros vulneráveis enviem postais a outros bairros da cidade, contanto suas histórias ou explicando a importância de determinados locais, como ruas, mercados, feiras, etc.
Mais informações a seguir.
O projeto surgiu quando Franks trabalhava no Escritório de Inovação Cidadã em São Francisco (EUA) e percebeu que, embora a delinquência e a violência fossem aspectos reconhecidos pelos habitantes de Bayview, estes se sentiam afetados pelas opiniões negativas dos moradores de outros bairros a respeito de Bayview.
Os postais, além de contar as histórias, mostram um lugares do bairro e são enviados aleatoriamente às residências de bairros mais ricos.
Alguns dos bairros que já implementaram esse projeto são Hamilton Heights (Nova Iorque), Mount Pleasant (Washington) e Tenderloin (São Francisco), entre outros.
Visando ampliar esta iniciativa, a página do Bairro Postal disponibiliza para download um “kit” com exemplos de postais.
Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.