
Ieoh Ming Pei, o arquiteto sino-americano que é indiscutivelmente o mais importante membro da geração modernista ainda em atividade, completa hoje 100 anos de idade! Quando recebeu o Prêmio Pritzker em 1983, o júri o elogiou por "ter dado a este século [XX] alguns de seus mais belos espaços internos e formas externas."

Embora conhecido como um modernista, Pei rejeitou as implicações da globalização inerentes ao "Estilo Internacional", defendendo, por outro lado, o desenvolvimento contextual e as variações no estilo. Pei comentou que "a diferença importante é entre uma abordagem estilística do projeto e uma abordagem analítica, dando a devida consideração ao tempo, lugar e propósito."

O projeto mais conhecido de Pei é, provavelmente, a extensão de vidro no Museu do Louvre, em Paris; outros projetos muito influentes incluem o Bank of China Tower, em Hong Kong, o East Building da National Gallery of Art em Washington DC e a JFK Presidential Library em Boston.

Para celebrar o centésimo aniversário de I.M. Pei, convidamos nossos leitores e leitoras a revisitar os trabalhos deste célebre arquiteto publicados no ArchDaily Brasil e no ArchDaily.

- Clássicos da Arquitetura: Pirâmides do Louvre
- Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library
- AD Classics: Bank of China Tower
- AD Classics: East Building, National Gallery of Art
- AD Classics: Luce Memorial Chapel
- AD Classics: Herbert F. Johnson Museum of Art, Cornell University
- AD Classics: Everson Museum