Ieoh Ming Pei, o arquiteto sino-americano que é indiscutivelmente o mais importante membro da geração modernista ainda em atividade, completa hoje 100 anos de idade! Quando recebeu o Prêmio Pritzker em 1983, o júri o elogiou por "ter dado a este século [XX] alguns de seus mais belos espaços internos e formas externas."
Embora conhecido como um modernista, Pei rejeitou as implicações da globalização inerentes ao "Estilo Internacional", defendendo, por outro lado, o desenvolvimento contextual e as variações no estilo. Pei comentou que "a diferença importante é entre uma abordagem estilística do projeto e uma abordagem analítica, dando a devida consideração ao tempo, lugar e propósito."
O projeto mais conhecido de Pei é, provavelmente, a extensão de vidro no Museu do Louvre, em Paris; outros projetos muito influentes incluem o Bank of China Tower, em Hong Kong, o East Building da National Gallery of Art em Washington DC e a JFK Presidential Library em Boston.
Para celebrar o centésimo aniversário de I.M. Pei, convidamos nossos leitores e leitoras a revisitar os trabalhos deste célebre arquiteto publicados no ArchDaily Brasil e no ArchDaily.
- Clássicos da Arquitetura: Pirâmides do Louvre
- Clássicos da Arquitetura: JFK Presidential Library
- AD Classics: Bank of China Tower
- AD Classics: East Building, National Gallery of Art
- AD Classics: Luce Memorial Chapel
- AD Classics: Herbert F. Johnson Museum of Art, Cornell University
- AD Classics: Everson Museum
I.M. Pei awarded with the RIBA Royal Gold Medal 2010
IM Pei Wins UIA Gold Medal for Lifetime Achievement
I.M. Pei's Le Grande Louvre Wins AIA 25 Year Award
Why IM Pei's Museum of Islamic Art is the Perfect Building to Suit Doha's Style
Texas Society of Architects' 25-Year Award Presented to I. M. Pei & Partners' Fountain Place