O escritório holandês MVRDV foi anunciado como vencedor da competição para a renovação da fábrica Serp & Molot (Martelo & Foice), localizada na região leste de Moscou. O projeto vencedor respeita a história da antiga fábrica do século XIX e reinterpreta o tecido existente em um espaço de 1,8 milhões de m² destinado a programas mistos que incluem habitações, escritórios, comércios, escolas e um hospital.
Saiba mais sobre o projeto a seguir.
A Fábrica Serp & Molot foi usada como bastião durante a revuloção russa. Seu nome, referência ao símbolo da União Soviética, é uma demonstração de sua importância histórica, porém, nos últimos anos,o conjunto caiu no abandono. O projeto do MVRDV responde a questão de "como a impressionante história da siderúrgica poderia ser combinada às demandas para a criação de um novo, atraente e moderno ambiente urbano no centro da capital russa?"
O escritório utilizou as estruturas existentes no terreno como guias, retendo as ruas existentes da fábrica e incorporando elementos como as chaminés no projeto. Os edifícios da fábrica são substituídos por novas estruturas que seguem a antiga implantação, porém, incorporando pátios em sua composição.
O projeto também repara e incorpora o anel de transporte que fazia parte da antiga fábrica, reinterpretando essa estrutura como um parque público que inclui playgrounds, equipamentos desportivos, feiras ao ar livre e pavilhões.
O novo conjunto tem conclusão prevista para 2021 e proporcionará espaços para 19 mil habitantes e 16 mil trabalhadores.