Os vencedores do Prêmio Canadense de Desenho Urbano de 2014 (Canadian Urban Design Awards), um prêmio bienal que reconhece projetos que contribuem com a vitalidade e sustentabilidade das cidades canadenses, foram recentemente anunciados pelo Instituto Real do Canadá, o RAIAC (sigla em inglês para Royal Institute of Canada), o Instituto Canadense de Planejadores e a Sociedade Canadense de Arquitetos Paisagistas. Oito prêmios foram entregues para indivíduos, organizações e empresas - incluindo Perkins + Will para o masterplan em Edmonton, em reconhecimento aos seus esforços de planejamento urbano em categorias como Iniciativas Comunitárias e Projeto Cívico. Mais informações sobre os vencedores a seguir.
Iniciativas Comunitárias
Associação dos Estudantes da Universidade de Winnipeg: bikeLAB, Winnipeg, Manitoba por Peter Sampson Architecture Studio Inc.
bikeLAB foi projetada para dar suporte à iniciativa verde da Universidade de Winnipeg de promover modos de transporte alternativos, e tem como objetivo servir de modelo para a construção do futuro campus. O espaço de múltiplas funções age como espaço de armazenamento de bicicletas e oficinas para estudantes e para o público, oferecendo apoio de manutenção e treinamento para ciclistas. Com um orçamento considerado enxuto de $130.000,00, o equipamento foi construído quase inteiramente de materiais reciclados, mas o grande destaque é para a reutilização de dois containers. O equipamento utiliza energia elétrica de edifícios circundantes além de painéis solares na sua cobertura, resultando numa baixa pegada de carbono.
Projeto Cívico
New Westminster Pier Park, em New Westminster, British Columbia por PWL Partnership Landscape Architects Inc.
O New Westminster Pier Park é parte de um planejamento a longo prazo para retomar os campos industriais à beira da orla da cidade, coroando com a integração dessas àreas ao centro da cidade. O terreno repaginado de 3.8 hectares honra a história do local através da retenção de piers e passeios existentes e incentiva programas múltiplos, incorporando espaços de playgrounds infantis, quadras de esporte, área para festivais, praças e um percurso junto à orla no desenho do parque. A remediação extensa do terreno permitiu que espécies nativas benéficas para peixes e animais selvagens serem plantadas ao longo da costa, o que demonstra os esforços ecológicos.
Projetos de Estudantes
Exercício Colaborativo 2013: Uma Arquitetura de Civilidade, Toronto, Ontario por Ryerson University (Departmento de Architectural Science e George T. Kapelos, FRAIC, MCIP, Coordenador)
A oficina de uma semana na Universidade de Ryerson em Toronto, Ontario desafiou estudantes de arquitetura a imaginar como locais específicos dentro da cidade poderiam ser transformados para promover civilidade e inclusão entre seus usuários. Os grupos de projeto consistiam de até 15 integrantes apresentaram propostas para espaços públicos incorporando vários elementos programáticos, incluindo jardins e hortas comunitárias, ciclovias, plataformas para discursos, e áreas de apresentações multimídia. O projeto chama a atenção para o potencial de pequenos espaços comumente desconsiderados nas cidades para servirem de espaços para atividades e compromisso, promovendo um senso de inclusão comunitária.
Arquitetura Urbana
Montreal Museum of Fine Arts - Claire and Marc Bourgie Pavilion of Quebec and Canadian Art, Montreal, Quebec, por Provencher_Roy
O edifício histórico da antiga sede da Igreja Americana recebeu remodelação pelo Museu de Belas Artes de Montreal o transformando em um moderno espaço adequado para a exibição da coleção permanente de arte canadense. A reforma de adaptação dá à igreja um propósito renovado, promovendo patrimônio artístico e cultural do passado e do presente através do forte contraste do novo com o velho. A coleção de arte é exibida no anexo reconfigurado da igreja, enquanto o projeto original da nave foi preservado e agora é utilizado para eventos públicos.
Planos Urbanos
Masterplan para o Redesenvolvimento de Blatchford, Edmonton, Alberta, por Perkins+Will Canada
O vazio deixado pelo recente fechamento do Aeroporto do centro da cidade de Edmonton foi transformado numa comunidade de uso misto e sustentável com o Masterplan de Redesenvolvimento de Blatchford. O projeto almeja conectar e revigorar as comunidades do entorno extendendo seus usos institucionais, comerciais e residenciais para dentro do terreno, fazendo a ponte entre estes elementos díspares atualmente. Um grande parque servirá como espaço de reunião central e destino para membros da comunidade. A energia para todo o empreendimento será gerada por biomassa com fontes geotérmicas profundas; a Energia complementar será vendida aos bairros vizinhos, resultando em uma situação 'além de neutro' em relação às 'pegada' de carbono.
Fragmentos Urbanos
Jiigew [By the Water], Thunder Bay, Ontario, por Brooke McIllroy Architects e SPMB
Duas estruturas de aço corten situados do outro lado da água nas extremidades do Pier 1 e 3 na orla de Thunder Bay: o diálogo entre si e com a história da cidade e do local. As balizas conversam formalmente uma com a uma outra, com uma delas inclinando-se para a frente e a outra inclinada para trás. Iluminação LED na superfície das estruturas projetam uma história-poema de Anishnaabe em Código Morse, que também pode ser ouvida em cochichos nos idiomas Ojibwe e em Inglês à medida que se aproxima da estrutura. O poema se refere à história da cidade, os materiais fazem referência ao passado de construção naval e a forma evoca imagens de raios e trovões, símbolos da cidade.
Prêmio pelo Desenvolvimento Sustentável
Evergreen Brick Works, Toronto, Ontario, por DTAH Architects Ltd.
Evergreen Brick Works consiste de dezeseis estruturas existentes internconectadas e um novo edifício em uma antigo terreno industrial. Serve como marco para a comunidade com foco ambiental e cultural, e atualmente é sede de feiras de produtos agrícolas, conferências, eventos educacionais infantis, e sede de escritórios Evergreen e empresas similares. Os arquitetos propuseram um projeto que preservasse o patrimônio do terreno enquanto simultaneamente remodelava o espaço, definindo a paisagem, os jardins e conservando energia e água.
Prêmio de Desenho Urbano de Pequena e Média Escala
Manual de Desenho Urbano do Centro da cidade de Nanaimo, em Nanaimo, British Columbia, por D'Ambrosio Architecture + Urbanism
Uma pequena cidade da British Columbia demonstra como comunidades de todos os tamanhos podem se beneficiar de exercícios de planejamento urbano com o desenvolvimento do Manual de Desenho Urbano do Centro da cidade de Nanaimo. Este manual é parte do esforço da cidade em conter o espraiamento urbano e revitalizar o núcleo central através de novos desenvolvimentos, enquanto ainda preserva sua história. Cópias do manual serão distribuídas para grandes proprietários de terras e empreiteiras para inspirar e direcionar a cidade em direção à uma forma urbana unificada para uma melhor qualidade de vida.