182 obras foram pré-selecionadas, dentre as mais de 1.000 apresentadas, para fazer parte do Panorama Ibero Americano de Arquitetura e Urbanismo de la IX BIAU e, portanto, integrar a exposição e o catálogo da Bienal, que acontecerá em Rosário, Argentina, de 13 a 17 de outubro.
Os projetos passaram pela primeira fase de seleção, realizada em cada país por um comitê de especialistas, e passam agora para a fase final, que acontecerá em Madri e conta com um prestigioso júri composto por Francisco Aires Mateus (Portugal), Solano Benítez (Paraguai), Anita Berrizbeitia (Venezuela), Gerardo Caballero (Argentina), Francisco Pardo (México) e Francisco Burgos e Ginés Garrido (Espanha).
Os comitês da Espanha, Argentina, México, Brasil, Colômbia, Equador e Portugal escolheram 15 obras, o máximo permitido pela convocatória. Por outro lado, o Peru selecionou 13, o Paraguai 11, a Venezuela 10, o Caribe 12, o Uruguai 8, a Bolívia 3 e a América Central 5 ao total.
As obras respondem aos critérios impostos pela IX BIAU, que busca premiar os melhores projetos arquitetônicos ou de desenho urbano que incorporem os contextos e as demandas sociais, tecnológicas e climáticas na escala local e territorial.
Também se reunirão em Madri os os jurados das Publicações, Trabalhos de Pesquisa e do Prêmio Ibero Americano, este último para reconhecer o trabalho de um profissional de arquitetura e/ou urbanismo ao longo de sua trajetória.
A Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo é uma iniciativa do Ministerio de Fomento del Gobierno de España, que promove o intercâmbio de experiências entre os arquitetos e urbanistas dos países ibero americanos e o debate sobre os grandes problemas que incidem na profissão.
Esta 9ª edição conta com a colaboração do Consejo Superior de Colegios de Arquitectos de España, a Fundación Caja de Arquitectos, o Ministerio de Relaciones y Culto de la Nación de Argentina, o Gobierno de Santa Fe, a Municipalidad de Rosario, os Colegios de Arquitectos de la Provincia de Santa Fe e de Santa Fe Distrito 2 Rosario e a Universidad Nacional de Rosario.