Dos dias 24 a 26 de abril, a organização Urbego promoveu um workshop em Porto Alegre em que jovens profissionais de diversas partes do mundo, estudantes da FAU PUCRS, membros do IAB-RS, membros do TransLAB e representantes do IFHP na América Latina foram desafiados a pensar em soluções urbanas para o bairro de Vila Pedreira.
O bairro apresenta áreas de risco elevado e a prefeitura de Porto Alegre já apresentou planos para intervir na região, tendo em vista os riscos e a melhoria da acessibilidade e das condições de habitação dos moradores locais.
Durante as atividades do workshop, os participantes se dividiram em grupos que abordaram diferentes áreas e/ou temas. Dentre as questões tratadas estavam: espaços públicos, acessibilidade, habitação, densificação e áreas de risco; questões que a prefeitura já vem tratando também em outras áreas da cidade.
Para chegar a resultados úteis à prefeitura, os diferentes grupos estabeleceram metas bastante claras. Representantes do setor público e moradores da região também participaram, agregando seus conhecimentos específicos e empíricos ao workshop. A região está há algum tempo na agenda do Departamento de Habitação de Porto Alegre, portanto, a atividade e as ideias trazidas pelos jovens profissionais forma mais que bem vindas.
Após a atividade na Vila Pedreira, os resultados do workshop foram apresentados no 3º Congresso Internacional de Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social, que aconteceu também em Porto Alegre, entre os dias 28 e 30 de abril.
Sobre o Urbego
O Urbego foi fundado em 2012 por um grupo de membros do IFHP (The International Federation for Housing and Planning). A proposta do grupo é criar oportunidades para discussões e pesquisas sobre questões urbanas, dando voz a jovens planejadores e engajando novas gerações de agentes transformadores no campo do urbanismo e planejamento. Uma das metas da organização é provocar a reflexão sobre o papel dos planejadores no futuro, num contexto de mudanças globais, e desenvolver uma direção comum para a prática profissional.