Após a triste notícia do falecimento de um dos artistas suíços mais renomados da Ficção Científica, Hans Ruedi Giger (1940-2014), decidimos fazer uma breve revisão de alguns dos croquis, ilustrações, pinturas, imaginários e desenhos que deram vida a espetaculares cenários, tanto fictícios quanto reais.
Conheça mais sobre o legado gráfico e arquitetônico de H.R. Giger, a seguir.
Apesar de, no início dos anos 60, ter estudado arquitetura e desenho industrial em Zurique, Giger nunca atuou, mas utilizou todo o seu conhecimento, ao longo da sua carreira como artista, para contribuir no desenho dos interiores mais escuros e perturbantes, tanto no mundo real como no cinema e na música. Através de uma linguagem específica e reconhecível, que denominou "biomecânica", o artista suíço desenvolveu uma ampla obra cuja característica fundamental foi baseada na reprodução de morfologias que surgiram a partir da combinação entre vida orgânica e maquinaria.
Catarata, 1977, 100×70 cm, acrílico sobre papel*
Cheio de energia, Cyberpunk, em 1975, Giger foi contratado por Alejandro Jodorowsky para desenhar um planeta distópico para uma (não realizada) adaptação do livro de ficção científica "Dune", escrito por Frank Herbert (1965). Nas palavras do próprio Giger: "O planeta que desenhei era governado por um mal, um lugar onde a magia negra, as agressões, a intemperança e a perversão estavam na ordem do dia. O certo para mim" (1), Um tempo depois, e onde mais se relacionou com a arquitetura, foi quando se envolveu no design de interiores, através da criação da série de Bares que leva se nome -Giger Bars-, construindo na Suíça, Estados Unidos e Japão. Em 1998, foi criado o Museu HR Goger na antiga cidade de Gruyeres, Suíça para resguardar o legado visual do artista.
A seguir estão algumas das Obras que museu compartilhou conosco.
Dune, 1975. Pintura,70×100 cm, acrílico sobre papel *
Hommage à Böcklin, 1977, versão de "Die Toteninsel", pintura original de Arnold Böcklin
Eggsilo I .
Wreck I.
Giger Bar em Château St. Germain, Gruyères, Suíça, 2002. Croquis vista interior.*
Harkonnen Castle, 1976, Croquis
Veja mais sobre o legado visual do artista, aqui.
(1) No artigo do The Guardian
(*) Cortesia de Giger Museum