Os arquitetos do escritório NRJA foram selecionados como curadores da participação da Letônia na Bienal de Veneza 2014. Baseada na afirmação de que "(não) há modernismo na Letônia", a exposição Unwritten confrontará a falta de pesquisa e avaliação da arquitetura moderna letã do pós-guerra.
Como descrevem os curadores, a insuficiência de conhecimento da arquitetura moderna letã do pós-guerra é o resultado de uma situação complicada. Por um lado, "há uma aversão a tudo o que aconteceu no período da ocupação soviética", enquanto que, por outro lado, "há uma onde de nostalgia acrítica quanto à juventude e infância do país, além de um deslumbramento superficial em relação à exótica herança soviética."
Embora muitas dessas estruturas já tivessem alcançado o status de "monumento", caso estivessem em outros países, não houve uma avaliação de sua importância no patrimônio arquitetônico letão. Na ameaça de serem demolidos, esses edifícios do pós-guerra correm o risco de nunca serem estudados, deixando um período da história arquitetônica letã não registrado.
Os curadores de Unwritten planejam destacar o modernismo na Letônia e iniciar uma discussão global que poderá resultar no maior banco de dados da arquitetura modernista letã do pós-guerra.
Participe da discussão aqui.