-
Arquitetos: MODULORA
- Área: 220 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Martin Zeman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na busca por um projeto mais interessante, um investidor alemão colaborou com o arquiteto para descobrir uma propriedade rural no antigo município Ošelín. A propriedade estava desabitada desde a Segunda Guerra Mundial - por mais de 70 anos. O tempo parou aqui.
Respeitamos e protegemos o contexto - carvalhos centenários e arquitetura existente -, isto sustenta o valor histórico que deve ser restaurado pelo meio tradicional.
A principal força impulsora do projeto foi a ênfase no contraste entre o velho e o novo, que é clara e legível. Um novo objeto é inserido entre os volumes existentes da residência e do estábulo, e envolve o terreno desde o acesso no sul.
Uma forma horizontal de apenas um nível junto da sauna criam o acesso pedonal protegido e uma entrada pra veículos; ao mesmo tempo isto serve como uma conexão a um volume de vários níveis com apartamentos. Dois apartamentos idênticos na parte superior, um acima do outro, de 65 m², cada um com acesso por uma escada exterior. Um cubo exato que está em contraste com o campo arquetípico da casa.
Utilizamos materiais tradicionais de construção - madeira e pedra - por suas texturas e cores. No entanto, empregamos técnicas contemporâneas. Além disso, utilizamos materiais locais para economizar nos custos de transporte e energia.
A construção é a primeira fase de um desenvolvimento mais amplo e se destinará como base da renovação da casa existente existente com o estábulo e o celeiro.