Hoje, Cinema e Arquitetura vai até a Espanha para apresentar-lhes o documentário "Bye Bye Barcelona", filmado, editado e dirigido por Eduardo Chibás. Nas palavras de seu diretores, "é um documentário sobre uma cidade e sua relação com o turismo, sobre a difícil convivência entre Barcelona, barcelonenses, o turismo e os turistas. É um documentário que expõe, através de alguns dos seus residentes, os graves efeitos que o turismo massivo traz. É um documentário em que é possível vê-lo inteiro, ou por capítulos e ao seu ritmo, e que não pretende outra coisa a não ser servir de contraponto a tão repetida ideia de que com o turismo ganhamos todos. Este é um documentário sobre o que perdemos".
Mais detalhes e o documentário completo, a seguir.
Barcelona não é uma grande metrópole, mas pode presumir ser a quarta cidade com maior turismo da Europa, depois de três grandes capitais como Londres, Paris e Roma. Seu porto é o que mais recebe cruzeiros da Europa e do Mediterrâneo.
Os barcelonenses têm visto como em apenas uma década, a quantidade de turistas triplicou e como a economia tem girado em torno do serviço turístico e soube explorar exitosamente um patrimônio construído por gerações anteriores.
Todos estão cientes que o turismo é uma fonte de renda enorme para Barcelona e para alguns dos seus cidadãos, que não têm escrúpulos em trazer cada vez mais e mais turistas sem considerar as graves consequências que isso implica. Foram perdidos locais da cidade em prol do turismo de massa, que cada vez desgasta e ocupa mais.
Aos espaços perdidos como a Rambla, o Bairro Gótico ou o Born, ultimamente se uniram a Barceloneta, a Sagrada Família, e o Park Güell, cuja exagerada exploração levou ao seu fechamento, sem atender aos desejos do seu doador.
Realmente vale a pena perder tudo isso?
Twitter: @ByeByeBCN / #byebyebarcelona