Este ano na Bienal de Veneza, o Pavilhão de Montenegro apresentará quatro edifícios negligenciados do modernismo tardio que foram originalmente construídos como testemunhos de uma nova e radiante sociedade. Um esforço para iniciar um discurso sobre regeneração urbana em Montenegro e o futuro da arquitetura da antiga Iugoslávia, a exposição busca destacar a estranha beleza de cada estrutura, consideradas Treasures in Disguise (Tesouros Disfarçados).
Mais sobre a exposição a seguir.
Dos curadores: Quando os quatro edifícios expostos foram inaugurados, radiaram o entusiasmo e confiança de seus construtores a respeito da nova sociedade que estavam construindo. Hoje, poucas décadas mais tarde, esses edifícios incorporam o completo oposto: pobremente utilizados (se é que o são) e mantidos (se é que chegaram a ser concluídos), são um atestado do fracasso do modernismo e da queda da Iugoslávia. Ninguém parece ser capas de reconhecer seu valor, assim, seu destino parece um só: decadência e demolição.
Mas como pode algo que nasceu de um otimismo coletivo perder seu vigor em um período de tempo tão curto? A morte desses edifícios é realmente uma consequência da falta de qualidade intrínseca a eles , ou fomos incapazes de tratá-los com a empatia necessária para despertar um potencial latente que poderia estar oculto sob a pátina de nossa própria desilusão ideológica com o modernismo.
Os curadores deste pavilhão acreditam na segunda hipótese. Estes edifícios representam uma fonte cultural preciosa demais para ser destruída; se lhes for dada uma segunda chance, eles nos surpreenderão com seu potencial espacial, programático e social. O objetivo da exposição é, portanto, ajudar o público, através de representações arquitetônicas dos interiores e exteriores dos quatro edifícios, a descobrir a estranha beleza das estruturas que, embora hoje pareçam ruínas, são tesouros disfarçados.
Os edifícios:
Dom Revolucije; Nikšić / Marko Mušić (1979-1989, inconcluído)
Hotel Fjord; Kotor / Zlatko Ugljen (1986)
Kayak Club "Galeb;" Podgorica / Vukota Tupa Vukotic
Spomen Dom; Kolasin / Marko Mušić (1976)
Treasures in Disguise tem curadoria de Boštjan Vuga (SADAR+VUGA), Dijana Vucinic (DVARP), Simon Hartmann (HHF Archi- tects), Ilka & Andreas Ruby (Ruby Press), e Nebojša Adžic. Mais informações sobre a exposição aqui.