
Toyo Ito, laureado com o Prêmio Pritzker em 2013, completa hoje 76 anos. Conhecido por seus espaços flexíveis que aguçam os sentidos humanos, Ito busca inspiração nas formas orgânicas da natureza, priorizando, em seus projetos, a fluidez entre o mundo natural e as formas construídas. A obra de Ito desafia definições; cada um de seus muitos trabalhos, do Domo Odate ou o White U à sua obra mais comentada, a Mediateca de Sendai, é único. Em comemoração ao seu aniversário, convidamos nossos leitores e leitoras a conhecer a vida e obra de Toyo Ito.

Nascido em Seoul em 1941, Ito mudou-se para o Japão apenas com com dois anos. Desde os 12 anos (quando o pai faleceu) até entrar para a Universidade, Ito fez parte do negócio da família fazendo miso (pasta para sopa, tradicional japonesa). No entanto, a partir do momento em que entrou para a Universidade de Tóquio de 1965 a 1969, dedicou-se inteiramente à prática da arquitetura.


A sua premiada tese de graduação, uma proposta para a reconstrução do Ueno Park, impulsionou o princípio da sua carreira começando a trabalhar no escritório de Kiyonori Kikutake & Associates. Em 1971, abriu o seu próprio escritório em Tóquio, originalmente chamado Urban Robot (Urbot); em 1979 alterou o nome para Toyo Ito & Associates, Architects.

A partir de 1990 começa a ser reconhecido internacionalmente e de 2000 em diante, Toyo Ito e toda a sua obra receberam inúmeros prêmios e foram frequentemente aclamados pela crítica.

Em 2006, Ito recebeu a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects e em 2010 o 22º Praemium Imperiale em Honor do Principe Takamatsu.

.