Celebrando o 65° aniversário da icônica Casa de Vidro de Philip Johnson, a artista Fujiko Nakaya criou a primeira instalação artística site-specific no edifício. A obra, intitulada "Veil", envolve a casa em neblina durante 10 minutos a cada hora, criando um diálogo com as intenções de projeto de Johnson ao quebrar a conexão visual entre o interior e o exterior e revestir as linhas nítidas e claras da casa com um nevoeiro de indeterminação. Ao mesmo tempo, a instalação torna literal a ideia de Johnson de uma arquitetura que desaparece.
Mais informações a seguir.
Nakaya já criou instalações de nevoeiro em outros locais, como por exemplo o Museu Guggenheim de Bilbao; a artista também atuou como consultora no projeto Blur Building de Diller Scofidio + Renfro, de 2002. Em suas palavras, "o nevoeiro responde constantemente a seu próprio entorno, revelando e ocultando os traços do ambiente. O nevoeiro faz coisas ficarem invisíveis, e torna coisas invisíveis - como o vento - visíveis."
A instalação faz parte de uma iniciativa de tornar a Casa de Vidro um centro de artes e ideias contemporâneas, especialmente obras que interajam com a história e significado do lugar. "Veil" envolverá a Casa de Vidro até 30 de novembro.