Uma casa na cidade de Affoldern, na Alemanha, foi construída de cabeça para baixo. Projeto de três amigos que moram na região, a ideia era criar um novo atrativo turístico. Logo na entrada, é possível observar que até a casa de passarinho obedece à nova “ordem” estabelecida.
Dentro do imóvel os ambientes e objetos também seguem esse padrão: na sala, a garrafa de refrigerante está colada ao teto. No quarto, a cama e o urso de pelúcia sobre ela parecem suspensos. A inversão causa estranhamento e a permanente sensação dos visitantes é de que algo está errado – a experiência age como um deslocamento da realidade.
O mundo de ponta cabeça inclui também um banheiro, cuja pia e até o vaso sanitário desafiam as leis da física.
Os turistas aproveitam a loucura para tirar fotos que adquirem tons surrealistas. Alguns também ficam de ponta cabeça para combinar com o cenário. O projeto convida os visitantes a pensar a habitação através de uma perspectiva incomum.
O investimento na construção foi de pouco mais de R$ 600 mil, e a casa levou apenas seis semanas para ser finalizada. O imóvel já entrou na rota do turismo local, que tem outras atrações na região do lago de Edersee, como, por exemplo, o castelo Waldeck.
Referência: Estadão